COORDENADOR

Prof. Dra. Luciana Saboia Fonseca Cruz  lattes

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (1997) com estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAU/UFRGS (1994), obteve DEA em Arquitetura (2003), doutorado em Teoria e História da Arquitetura e da Cidade na Université Catholique de Louvain, UCL - Bélgica (2009) com bolsa da CAPES e estudos de pós-doutoramento na Harvard Graduate School of Design, EUA. Orienta IC (menção 2016, 2017), TFG (NAB/IAB-DF, 2015; Ópera Prima, 2013), dissertações e teses. É professora (Associada I - DE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB (2010) onde foi vice-diretora (2015-2019). Participa do grupo de pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento - UnB/CNPq, vinculado ao Laboratório Estudos da Urbe - LABEURBE (PPG-FAU/UnB), onde foi coordenadora (2015-2016).É também membro de outros grupos de pesquisa nacionais e também internacionais ( Harvard GSD, EUA; UCLouvain, KU Leuven, Belgium; ENSA Paris-Malaquais). Organizou em parceria com Maria Fernanda Derntl o livro 'Brasília 50 +50: cidade, história e projeto/Brasilia 50 +50: city, history and design' (Brasília, Editora da UnB, 2014). Elabora projetos de arquitetura e urbanismo (menção IAB-SP, 2016; premiação na NAB/IAB-DF, 2015). Pesquisa e publica sobre a relação entre paisagem, cultura e projeto com enfoque nas questões sobre arquitetura moderna, teoria e ensino do projeto. É pesquisadora PQ2 do CNPq, pesquisadora visitante no laboratório 'Office for Urbanization' da Harvard Graduate School of Design, EUA e pesquisadora associada ao Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire - LIAT, École nationale supérieure d'architecture Paris-Malaquais. 

Coordenação: (61) 3107-7441

 

COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Dr. Ricardo Trevisan  lattes

Arquiteto e urbanista, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1998); mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2003); doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2009), com estágio-doutoral na École d?Architecture Paris-Malaquais (2007-2008) e no Istituto Universitario di Architettura di Venizia (2008), laureado com o Prêmio CAPES de Teses 2010; e pós-doutorado na Columbia University (2014-2015). Atualmente é professor associado II no Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e em seu Programa de Pós-Graduação. Pesquisador membro do Laboratório de Estudos da Urbe (Labeurbe-FAU/UnB), do grupo de pesquisa Topos - Paisagem, Projeto e Planejamento, do grupo de pesquisa LEU - Laboratório de Experiências Urbanísticas (IAU-USP) e coordenador local do projeto Cronologia do Pensamento Urbanístico. Pesquisador CNPq com o projeto Cidades Novas, pensar por Atlas (Atlas de Cidades Novas no Brasil Republicano) e coordenador do projeto de ensino Habitação Contemporânea: Ensino e Pesquisa. Coordenador adjunto do PPG-FAU/UnB. Membro do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CONPLAN). Presidente da ANPARQ (gestão 2021-2022), Diretor da ANPARQ (gestão 2019-2020). Coordenador Geral do IV ENANPARQ 2020 (Brasília). Membro da Associação Ibero-americana de História Urbana (AIHU). Flerta em Arquitetura e Urbanismo com as áreas de Teoria e História da Cidade, do Urbanismo e da Habitação.

 

COLEGIADO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Baseada na Resolução do CEPE 059/93, tem as atribuições previstas na Resolução 006/95 do Conselho da FAU, e é composta pelo Coordenador, por dois representantes docentes por departamento e por representante discente escolhidos pelos alunos da pós-graduação.

A relação entre a comissão e o colegiado da pós-graduação será estabelecida através de resolução do conselho da FAU, cabendo à comissão a implementação das ações administrativas e ficando o colegiado como órgão consultivo da comissão, convocado como previsto em resolução.