O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU) está classificado no conceito 4 na avaliação quadrienal da CAPES. O modelo multidimensional de avaliação, que tem sido desenvolvido para o próximo ciclo, é baseado em cinco pilares: formação de pessoal, pesquisa, inovação e transferência de conhecimento, impacto na sociedade e internacionalização.

 

Relatório CAPES

Proposta do Programa para o ano de 2020
1º parte
2º parte

Premiações

Prêmio UnB de Tese 2018 e 2019 e Prêmio Brasília 60 anos
Concorrendo com os melhores trabalhos indicados por programas de pós-graduação da Universidade. Os trabalhos premiados foram:
O entre-Metrópoles Goiânia-Brasília: história e metropolização. Tese de Pedro Henrique Máximo Pereira, 2019. Orientador: Ricardo Trevisan. Esta tese apresenta o entre-Metrópoles Goiânia-Brasília, uma das regiões urbanas mais importantes do Brasil e em pleno processo de maturação histórica. A urbanização aqui tratada não se refere somente às dinâmicas campo-cidade ou à dialética rural-urbano, características do tema, mas procura responder ao imperativo contemporâneo de pensar a urbanização como o processo de expansão da sociedade urbana. A pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa coordenado pelo orientador e denominado Cidades Novas, pensar por Atlas. O projeto dá sequência à elaboração do Atlas sobre a tipologia urbana Cidades Novas (CNs), tendo como referência o Brasil republicano (1889-2009).
Programa Monumenta: O patrimônio cultural como recurso para o desenvolvimento?. Tese de Ana Clara Giannecchini, 2019. Orientador Elane Ribeiro Peixoto. Esta tese buscou compreender os limites do modelo utilizado no Programa Monumenta, cuja promessa de sustentabilidade não chegou a se concretizar. Considerando a complexidade e ambiguidade do programa, foram confrontadas suas intenções e métodos com a implementação nas cidades, especialmente as de menor porte, entre as quais dois casos considerados de sucesso, Goiás (GO) e Laranjeiras (SE). A pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa Lugares de viver: reconhecendo patrimônios culturais, coordenado pela orientadora.
Prêmio CAU/DF de Trabalhos de Conclusão de Curso - Categoria Projetos Especiais 2020
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF 1º Lugar - Categoria Projetos Especiais. O habitar das mulheres poderosas: comunidade sustentável e solidária. Estudante - Graduada FAU/UnB, Sofia Portugal. Orientadora: Liza Maria de Souza (PPG-FAU).
Prêmio Anparq 2020 Categoria Extensão, Menção Honrosa
Santa Luzia Resiste. Equipe: docentes (UnB): Vânia Teles Loureiro (PPG-FAU); Natália da Silva Lemos; Ricardo Toledo Neder; discentes da pós-graduação: Vinicius Silva Rezende (mestrando do PPG-FAU/UnB); Juliette Anna Fanny Lenoir (doutoranda do PPG-FAU/UnB); Erich Wolff (doutorando da Monash University, Australia); Júlia Miranda (Reabilita PPG-FAU/UnB); Débora De Boni (Reabilita/FAU/UnB). Estudantes de graduação (FAU/UnB): Sofia de Freitas Portugal; Átila Rezende Fialho; Julia Pascoal; Guilherme Nery Lacerda; Gabriel Perucchi; Sarah Rodrigues; Italo Phellipe Pomares Pereira; Renata do Canto dos Santos; Bárbara Maria Gonçalves de Sousa, Carolina Tavares. Membros externos: Wagner Martins (FIOCRUZ), Valquíria Ferreira Dias e Terezinha de Fátima Pinto (Sociedade civil-moradoras de Santa Luzia).
Projeto vencedor do edital Net Zero Energy Building, Procel Edifica 2020
LabZero UnB. A Eletrobras, por meio do programa PROCEL Edifica, organizou um edital nacional para premiação dos 4 melhores projetos de Edificação de Balanço Energético Nulo, no valor de R$ 1.000.000 destinados à construção de um edifício modelo a ser utilizado como objeto de pesquisa. Um grupo de pesquisadores envolvendo professores do PPG FAU (Claudia Naves David Amorim, José Manoel Morales Sánchez e Caio Silva) juntamente com outra professora da FAU (Joara Cronemberger) e alunos do PPG do doutorado (Thiago Goes e Ayana Medeiros) e do mestrado (Roberta Carolina Faria) levaram o 4.o lugar e irão orientar a construção do LabZero no Campus da Universidade de Brasília.
X Prêmio Milton Santos de Artigo
Maria Fernanda Derntl, Brasília e suas unidades rurais: planos e projetos para o território do Distrito Federal entre fins da década de 1950 e início da década de 1960. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material v. 28, 2020, p. 1–32.