A Vila dos Catadores Ciclistas

Autora: Bruna Ruperto Camillo
Orientadoras: Liza Maria Souza de Andrade (FAU/UnB) e Carolina Matias (diretora do filme No Rastro das Cargueiras)

As caçambas da Asa Norte do Plano Piloto recebem muitos visitantes ao longo do dia. Entre eles estão os catadores ciclistas do cerrado. Este grupo de catadoras e catadores de resíduos sólidos recicláveis ocupa, há mais de vinte anos, as áreas próximas ao bairro de classe alta Setor Noroeste. Eles recolhem tanto ali quanto na Asa Norte os materiais descartados pelos moradores da região. Realizam seu trabalho fazendo longas rotas em bicicletas cargueiras adaptadas para este fim.

Em anos de expertise, estes trabalhadores desenvolveram um meio de reciclagem eficiente, de baixo impacto e sustentável em sentido amplo. A sustentabilidade é evidente nas técnicas, nas ferramentas, nas práticas, na produção e na autogestão dessa comunidade composta de 40 famílias.

A Vila dos Catadores Ciclistas é um projeto básico para um espaço de trabalho construído que atenda às necessidades da produção e da reprodução da vida destes trabalhadores. Entendendo que para este grupo o desenvolvimento da dimensão do trabalho procede do desenvolvimento da vida doméstica e vice-versa, ou seja, que não há dissociação de ambas as partes, este projeto buscou reunir e organizar em um mesmo espaço os ambientes de moradia e da reciclagem porta a porta. Tal arranjo partiu da avaliação dos padrões espaciais encontrados na ocupação, nos resultados dos questionários aplicados e das oficinas de processo participativo realizadas com os catadores.

O resultado formal do espaço reflete a racionalidade do modo de trabalho específico deste grupo, alternativo ao modelo convencional para galpões de reciclagem. Por um lado, as tarefas da reciclagem exigem a definição de áreas apropriadas para o trabalho. Por outro, a flexibilidade do espaço é fundamental para a comunidade, estruturada por pequenos núcleos familiares autônomos organizados em grandes famílias. O resultado é um sistema de módulos que atendem às distintas atividades da catação mantendo, ao mesmo tempo, os diferentes fluxos de circulação e as condições para as transformações constantes.

 

liza