Projeto de pesquisa

Durante vários anos o estudo das estruturas nos cursos de arquitetura tem se limitado a satisfazer requisitos formais contidos nas ementas das disciplinas de estruturas, geralmente ocasionando um distanciamento entre a prática do projeto arquitetônico e o desenvolvimento do projeto estrutural. O projeto intitulado Análise de Viabilidade Estrutural: Equilíbrio Estrutural – Equilíbrio Arquitetônico foi motivado devido à necessidade de integrar e ampliar o conhecimento de sistemas estruturais na área de tecnologia do Programa de Pós-Graduação em arquitetura e urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PPG/FAU/UnB. O projeto tem a coordenação do professor Marcio Augusto Roma Buzar do PPG/FAU/UnB, conta com a participação de dois professores da Faculdade de Tecnologia, dois professores de universidade particular, três alunos de doutorado, dois alunos de Mestrado e quatro alunos de graduação e um técnico administrativo. Inicialmente buscou-se dentro de programa de pós-graduação estabelecer uma plataforma mínima para o ensino e pesquisa em estruturas na faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB. Na pós-graduação foi criada a disciplina temática em Análise de Viabilidade Estrutural, onde são apresentados os conceitos básicos de estruturas colocando a indissociabilidade do projeto estrutural e o arquitetônico. A disciplina além de fazer uma revisão nos conceitos básicos de estrutura aborda temas de sistemas estruturais na obra de Oscar Niemeyer. Faz-se a análise de viabilidade estrutural no projeto arquitetônico levando-se em consideração seus aspectos de prédimensionamento, considerando todos os elementos que podem influenciar e definir de forma direta o projeto. Utilização de software que auxiliem no pré-dimensionamento estrutural. A prática do projeto estrutural e o advento do computador têm levado a um surgimento de vários softwares de cálculo e análise estrutural. O uso de softwares tornou-se comum no meio dos engenheiros, sendo pouco utilizado pelos arquitetos. Um dos interesses deste projeto é oferecer estas ferramentas para serem empregadas pelos arquitetos no pré-dimensionamento das estruturas integradas com a arquitetura.

Integrantes:

Marcio Augusto Roma Buzar (coordenador)

Financiamento: FUB, FAPDF e CNPq