Teoria, História e Crítica

A área de concentração Teoria, História e Crítica realiza pesquisas em torno dos processos históricos de concepção, transformação e reflexão sobre arte, arquitetura e cidade. A formação nessa área transita desde os fundamentos epistemológicos e sociais da cultura material até a articulação crítica do pensamento sobre o patrimônio cultural, passando pelo estudo empírico e documental, com metodologias diversas e enfoque interdisciplinar. Acolhe recortes espaço-temporais diversos, com ênfase na região de Brasília em perspectiva diacrônica.

Coordenador
Prof. Dr. Pedro Paulo Palazzo
Prof.a Dr.a Maria Fernanda Derntl

Processos históricos e bases teóricas de produção, transformação e apropriação social da arquitetura, das cidades e dos territórios, em suas múltiplas escalas e temporalidades, considerando suas dimensões culturais e seus problemas socioambientais, em estudos inter e multidisciplinares. História, historiografia e crítica da arquitetura e da cidade; saberes, ideias, instituições no campo disciplinar do Urbanismo, do Planejamento urbano-regional; políticas urbanas, territoriais e regionais.

Abordagens de cunho teórico e historiográfico sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural arquitetônico e urbano, em suas manifestações tradicionais e recentes. Perspectiva multidisciplinar, discutindo teorias da preservação e conservação do patrimônio cultural, historiografia e crítica, perspectiva multidisciplinar, técnicas e tecnologia, processos de museificação, processos de patrimonialização, turismo e indústria cultural, gestão do patrimônio.

Estudos interdisciplinares em Estética, Filosofia da Arte e da Arquitetura, Teoria do Espaço, Semiótica da Cultura, Hermenêutica Filosófica, Epistemologia, Ética e Política. Análise, interpretação e comparação de obras de arte, de arquitetura e de fenômenos culturais, considerando as relações entre Arte, Arquitetura, Cidade e Paisagem.