O PPG-FAU se originou do Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, um dos mais antigos do país, criado em 1962, e logo depois dividia com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul as opções de qualificação, tornando-se num centro de referência nacional. De forma natural, o protagonismo da atuação do PPG-FAU/UnB se consolidou em sua atuação pioneira na Região Centro-Oeste com alcance nas regiões Norte e Nordeste do país, principalmente nas esferas governamentais. 

Essa atuação é reconhecida na formação de recursos humanos para atuarem no Governo Federal como também nos governos estaduais, especialmente no local. Trata-se de uma intensa articulação do PPG-FAU/UnB com os órgãos gestores sob sua área de influência, pela qual vem se mantendo uma afluência de profissionais da esfera pública que buscam o curso de pós-graduação para aprimorarem seus conhecimentos e atuarem no planejamento e gestão de nossas cidades. O PPG-FAU cumpre assim com um dos objetivos de desenvolvimento técnico e científico do país estabelecidos pela CAPES/MEC, o qual se refere ao papel do programa de nucleação de regiões prioritárias para aprimoramento profissional. 

Essa leitura, que pode ser entendida como decorrência de uma condição da pós-graduação dos anos 1970, ainda se apresenta como verdadeira mesmo diante do surgimento de outros centros de especialização, em especial no Nordeste. Assim, no que tange a formação de quadros docentes titulados com Mestrado e/ou Doutorado, o PPG-FAU contribuiu para estruturar a maioria das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, tanto no Distrito Federal - que hoje tem 13 cursos - como em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com forte penetração nas regiões Norte e Nordeste.