A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB) apresenta, no Museu de Arte de Brasília (MAB), a exposição “Fazendinha: passado, presente e futuro”. A mostra convida o público a conhecer a história, as condições atuais e as possibilidades de preservação de cinco casas de madeira construídas em 1957 no antigo acampamento da construtora Pacheco Fernandes, na Vila Planalto.
Pensadas inicialmente como instalações temporárias para engenheiros e técnicos envolvidos na construção de Brasília, as casas permaneceram após a inauguração da capital e receberam diferentes usos institucionais e comunitários. Hoje, constituem testemunhos das técnicas construtivas, das relações de trabalho e dos modos de morar que marcaram a formação da cidade.
Organizada em três eixos — passado, presente e futuro —, a exposição reúne fotografias históricas e atuais, documentos, maquetes e levantamentos arquitetônicos. Tecnologias digitais e experiências de realidade virtual permitem explorar espaços atualmente inacessíveis ao público e compreender os desafios de sua conservação. A mostra também convida os visitantes a compartilhar memórias e expectativas sobre o futuro do conjunto.
Com curadoria de Ana Clara Giannecchini e Ana Paula Campos Gurgel, a exposição apresenta pesquisas desenvolvidas desde 2023 pelo Canteiro Modelo de Conservação de Brasília (CMCB), parceria entre a FAU/UnB e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), por meio da Chamada Pública nº 02/2024 – Gov Learning, vinculada ao Edital nº 06/2024 – Programa FAPDF Learning.
Sua realização reúne contribuições de diferentes disciplinas da FAU/UnB e o trabalho de estudantes, professores e técnicos nas pesquisas, nos levantamentos e nos projetos expográfico e gráfico. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa compartilha com a sociedade o conhecimento produzido na universidade pública e fortalece o debate sobre a preservação do patrimônio cultural de Brasília.
Venham conhecer a Fazendinha e descobrir as histórias e possibilidades desse patrimônio de Brasília. Esperamos vocês!
Serviço
Exposição: Fazendinha: passado, presente e futuro
Visitação: de 7 a 23 de novembro, das 10h às 19h, exceto às terças-feiras*
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
Endereço: SHTN, Trecho 1, Projeto Orla, Polo 3, Lote 5, Brasília/DF
Visitas guiadas: possibilidade de agendamento para grupos de 20 a 30 estudantes.
