Eventos
04 de Julho de 2024
Anísio Teixeira acreditava que a escola pública era o grande meio de o país romper os laços do atraso. A escola indissociável de seu espaço, dando início a uma colaboração muito próxima entre educadores e arquitetos que atravessa o século XX, proporcionando soluções originais – até mesmo em âmbito internacional – que chegam relevantes à realidade contemporânea. Neste encontro, debateremos um pouco desses espaços da educação, dessas máquinas de fazer democracias, como dizia o educador baiano.
Alexandre Benoit é pesquisador pós-doc da Eau-UFF, professor associado da Escola da Cidade, faz parte do Ghiparq FEC-Unicamp. É mestre e doutor pela FAU USP, onde se graduou (2008). Seus estudos têm como foco a arquitetura moderna brasileira e sua relação com a realidade social, política e cultural do país.
19 de Dezembro de 2023
2º Seminário TOPOS - Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos.
Organizador: Grupo de Pesquisa TOPOS – Paisagem, Projeto, Planejamento + PPG-FAU/UnB
Coorganizador: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR
4 e 5 de abril de 2024
Modo presencial, gratuito.
Acervos e arquivos são importantes por reunir, preservar e tornar acessível a memória e a trajetória de uma instituição, uma organização, um grupo de indivíduos, uma pessoa, um artefato. Diante do conjunto documental, dados e informações podem ser encontrados e utilizados por aqueles interessados seja em reconstituir uma história, obliterada pelo passar do tempo, seja para compreender o presente e dele traçar futuros possíveis. Especificamente, acervos e arquivos de Urbanismo, de Cidades, de Urbanistas e similares agregam materiais para além de mapas, plantas e desenhos. Disponibilizam uma gama de elementos que perfazem desde projeções de uma sociedade modelo à adoção de teorias e paradigmas urbanísticos; revelam planos, relatórios e legislações presentes em atas, decretos, leis, normas e memorandos; agregam diferentes perfis profissionais; reúnem registros imagéticos em fotografias, pinturas, cartões postais, filmes, documentários; descrevem um determinado momento a partir de reportagens em jornais, periódicos, magazines e panfletos; personificam suas personagens em cartas, instrumentos de trabalho, documentos oficiais e particulares. Enfim, um campo exploratório que proporciona a estudiosos, pesquisadores, profissionais, gestores e curiosos ampliar o entendimento sobre ideias, intenções, processos, ações e feitos urbanizatórios.
Em 2021, o contato com o acervo da empresa urbanizadora Coimbra Bueno e Cia. Ltda., fundada pelos irmãos engenheiros Jeronymo Coimbra Bueno e Abelardo Coimbra Bueno em 1934, despertou nosso interesse em reunir saberes, práticas e experiências de acervos e arquivos similares a fim de auxiliar no agenciamento do material adquirido. Majoritariamente conhecida no campo da história do urbanismo pela construção de Goiânia, a atuação da Coimbra Bueno vai além e se mostra extremamente diversificada, indo da produção agropecuária a empreitadas industriais, da produção de habitação de interesse social à qualificação de uma “civilização sertaneja”, de planos para inúmeras cidades brasileiras à criação da Fundação Coimbra Bueno pela Nova Capital do Brasil. Assim, este acervo consiste em um verdadeiro campo a ser explorado. Mas como organizar, tratar, acondicionar e publicizar tantos documentos? Para quê e para quem servem acervos e arquivos? Quais as especificidades de um acervo ou um arquivo de Urbanismo?
Na tentativa de responder a tais questões e outras mais, o grupo de pesquisa TOPOS – Paisagem, Projeto, Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR, decidiu promover o Seminário “Acervos e arquivos de Urbanismo: saberes, manejos e feitos”, a se realizar em formato híbrido nos dias 4 e 5 de abril de 2024, sob a coordenação dos professores doutores Carlos Henrique de Lima, Carolina Pescatori, Paola Ferrari e Ricardo Trevisan. Além das intenções acima mencionadas, este evento busca reunir pesquisadores, estudiosos, professores, estudantes e gestores em torno deste tema e seus três eixos balizadores: 1.) Saberes – Acervos e arquivos de Urbanismo para quê e para quem?; 2.) Manejos – Tipos de documentos, práticas e cuidados; e 3.) Feitos – Casos, experiências e perspectivas.
Programação preliminar do evento:
Quinta-feira | 4 de abril de 2024
Tarde |
14h00-14h30 14h30-16h30 |
Mesa de abertura Palestra |
Entardecer |
17h00-19h00 |
Mesa Temática 1: Saberes – Acervos e Arquivos de Urbanismo para quê e para quem? |
Noite |
19h15 |
Abertura da Exposição “Acervos de Urbanismo” (Galeria Cristina Jucá, FAU-UnB) |
Sexta-feira | 5 de abril de 2024
Manhã |
10h00-12h00 |
Reunião de Escolas e Instituições com Acervos e Arquivos de Arquitetura e Urbanismo |
Tarde |
14h00-16h00 16h15-18h15 |
Mesa Temática 2: Manejos – Tipos de documentos, Práticas e Cuidados Mesa Temática 3: Feitos – Casos, experiências e perspectivas |
Entardecer |
18h15-18h30 |
Mesa de encerramento |
Organizadores
Prof. Dr. Carlos Henrique Magalhães de Lima
Profa. Dra. Carolina Pescatori Candido da Silva
Profa. Dra. Paola Caliari Ferrari Martins
Prof. Dr. Ricardo Trevisan
15 de Dezembro de 2023
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) realizou a solenidade de entrega do II Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação e do lançamento do periódico Diálogo Científico FAPDF, volume 2. A professora do PPG-FAU Maria Fernanda Derntl foi contemplada com o 2o lugar na categoria Pesquisador destaque em Ciências Humanas.
A premiação e o lançamento da publicação visam à valorização dos pesquisadores e à qualidade da pesquisa produzida no DF.
A ideia do prêmio é homenagear destaques em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, que beneficiaram direta ou indiretamente a população do Distrito Federal.
07 de Dezembro de 2023
Programação
14h00 - Mesa de Abertura
Caio Silva (Diretor da FAU-UnB) – Carolina Pescatori (Diretora do PPG-FAU/UnB) – Andrey Schlee (Diretor do IPHAN) – Thiago Perpétuo (Superintendente do IPHAN/DF)
Mesa 1 - Mediadora: Ana Clara Giannecchini
14h30 Roxana Eleta de Filippis - Le Havre : questões sobre o patrimônio
15h00 Andrey Schlee - O IPHAN e o Moderno
15h20 Thiago Perpétuo - Habitação em centros históricos: Brasília é um caso à parte?
15h40 Debate
16h00 Coffee Break
Mesa 2 – Mediadora: Elane Peixoto
16h20 Flaviana Lira , Ana Elisabete Medeiros, Ana Clara Giannecchini e Paola Ferrari – Restaurar o habitar moderno: o caso da Colina Velha - de exercício acadêmico à experiência prática?
16h40 Maurício Goulart - Brasilia e Tel Aviv, paisagens urbanas do século XX
17h00 Jéssica Gomes - Habitar o moderno: os casos de Brasília, Tel Aviv e Le Havre
17h20 Pedro Paulo Palazzo - Os paradigmas clássicos da monumentalidade moderna
17h40 Benny Schvarsberg - Do Plano Orientador da UnB/1962 ao Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro/2023.
18h00 Debate
18h20 Encerramento
INSCRIÇÃO - https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/11329
18 de Outubro de 2023
24/11/2023, às 18:00, no Auditório Ernesto Walter, PPG FAU/UnB.
Palestra: "Dependencia", parte do ciclo de palestras "Tres posibles direcciones operativas para pensar, proyectualmente, formas ecológicas del habitar: dependencia, divergencia, fragmentación" do Professor Antonio di Campli Politécnico di Torino, Itália Inter-university Department of Regional & Urban Studies and Planning (DIST).
Nesta quinta-feira, evento presencial na PUC-GO, para encaminhar nossas promissoras iniciativas de cooperação.
12 de Setembro de 2023
Prezada comunidade acadêmica,
No dia 18/09/2023 com início às 9:00, no Auditório Jayme Golubov na FAU/UnB (subsolo), realizaremos o WORKSHOP - SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA: TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE FAU/UNB E POLITECNICO DE MILÃO.
Os Professores do Politécnico de Milão liderados pelo Dr. Fabiano Lemes visitam a FAU de 13 a 19 de setembro para apresentar e debater o Projeto premiado com o Poliscial2022: NBSouth_Nature-Based Solutions via retrofitting for Climate Adaptation: a case in the Global South.
Elaborado em conjunto com o LabPaiagem do PPGFAU o grupo estará desenvolvendo várias atividades culminado com Workshop Soluções Baseadas na Natureza: Discussão de pesquisas realizadas no DASTU/Politécnico de Milão e LabPaisagem/FAU UnB no dia 18 de setembro com início às 9 horas, conforme programação abaixo.
Programação das Atividades:
- 9:00 horas – Abertura professor Dr. Caio Frederico ,Diretor da FAU e os Coordenadores Professores Drs. Fabiano Lemes, Politécnico de Milão e Maria do Carmo Bezerra, FAU UnB
- 9:30 horas: Início das mesas de discussão: Coordenação Profa. Dra. Maria do Carmo Bezerra
- 9:30 às 10 horas: Áreas verdes urbanas e suas relações com a infiltração e recarga de aquíferos. Ms. Aline Nobrega, Coordenadora de Estudos Ambientais da CODEPLAN e membro do grupo de pesquisa em gestão ambiental Urbana g/GAU do PPGFAU/UnB
- 10 às 10:30 – intervalo
- 10:30 às 11 horas – Rede de infraestrutura Verde Regional definida a partir de mensuração de serviços ecossistêmico. Dr. Rubens Amaral, professor da PUC/Minas e membro do grupo de pesquisa em gestão ambiental Urbana g/GAU do PPGFAU/UnB
- 11 às 11:30 horas – Critérios para definição e um sistema de áreas verdes urbanas de cunho ecológico. Dr. Mateus Maramaldo, técnico da Prefeitura da UnB e membro do grupo de pesquisa em gestão ambiental Urbana g/GAU do PPGFAU/UnB
- 11:30 às 12:30 horas: Discussão
- 12:30 às 14 horas – almoço
- 14 horas – Retorno das atividades: Mesas de discussão Coordenação do Prof. Dr. Professores Fabiano Lemes, DASTU/Politécnico de Milão Fabiano
- 14 às 15 horas- Apresentação do Projeto NBSouth_Nature-Based Solutions via retrofitting for Climate Adaptation: a case in the Global South Equipe de professores do DASTU e LabPaisagem
- 15 horas – intervalo
- 15:30 às 17:30 – Ateliê de Projeto sobre Nature-Based Solutions, Equipe professores do DSTU
- 17:30 horas - encerramento
Não há necessidade de inscrição prévia. Haverá certificado emitido pelo SIGAA.
16 de Agosto de 2023
O Programa Multincubadora de Empresas, localizado no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), torna pública a seleção de discentes de graduação e pós-graduação desta universidade que possuam empreendimentos inovadores e que se interessem em participar como expositores na Feira da Viração, uma das atividades que estará inserida na Festa do Livro da UnB - Edição 2023.
CRONOGRAMA
Abertura das Inscrições - 07 de agosto*
Encerramento das Inscrições - 18 de agosto
Divulgação do resultado provisório - 23 de agosto*
Interposição de Recursos - 24 e 25 de agosto**
Divulgação do resultado final - 29 de agosto*
Liberação dos horários para a reunião preparatória - 29 de agosto*
Reuniões preparatórias - 11 e 12 de setembro
Realização da Feira - 19, 20 e 21 de setembro
Chamada Pública (Download)
*No site do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) (http://dpi.unb.br/).
** O recurso deve ser enviado para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
14 de Agosto de 2023
A Editora Universidade de Brasília promoverá a 1ª Festa do Livro da UnB, que ocorrerá no período de 19 a 21 de setembro de 2023, na Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC Sul) do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O evento contará com uma grande área de expositores, com participação de mais 20 editoras de todo Brasil, além de uma programação cultural extensa incluindo palestras, mesas redondas, workshops e lançamentos de obras. As Editoras participantes oferecerão desconto mínimo de 30% nos títulos expostos. O evento funcionará das 9h às 21h.
Editoras que participarão da Feira:
Editora UnB |
Cengage |
Sociedade Brasileira de Matemática |
EDUSP |
Global Editora |
UFABC |
UNESP |
Litera Rua Livros |
EDUEPA |
Vozes |
Bazar do Tempo |
EDFUSCAR |
Autêntica |
Ubu Editora |
UFSC |
Contracorrente |
Fiocruz |
EDUEM |
Edições SESC |
EDUERJ |
Unicamp |
Editora 34 |
Intersaberes |
UFMG |
Iskra |
Editus |
Letras Jurídicas |
Carambaia |
Eduneb |
ABEU |
Programação Cultural
DIA 19/09/2023
10h - Cerimônia de abertura da Festa do Livro da UnB
Participação: Professora Márcia Abrahão Moura, Reitora Universidade de Brasília, Professor Enrique Uelva, Vice-Reitor, Professora Germana Henriques Pereira, Diretora da Editora UnB, Jézio Gutierrez, Presidente da ABEU e convidados.
Local - Anfiteatro 9 – ICC SUL
14h - Palestra: Vá no seu tempo e vá até o final: mulheres negras cotistas no marco dos 60 anos da UnB
Palestrantes: Dione Oliveira Moura - Diretora da Faculdade de Comunicação e Deborah Silva - Professora da FCI/UnB
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
16h - Mesa Redonda - Circuito dos afetos: Vidas negras importam
Mediação: Profa. Renata Melo – Professora da FE/UnB
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
Dia 20/09/2023
10h - Workshop - A escrita criativa e a autoria
Instrutora: Juliana Dias – Professora do IL/UnB
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
14h - Workshop - Introdução a diagramação (máximo de 8 inscrições no SIGAA)
Instrutora – Cláudia Dias – Programadora Visual da Editora UnB
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
21/09/2023
10h - Palestra: Corpo, negritude e desejo: a homossexualidade em questão
Local- Anfiteatro 10 – ICC Sul
14h - A literatura negra como espaço efetivo de poder
Palestrante - Cristiane Sobral - Escritora
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
16h - Mesa redonda - Negritude e literatura: Construindo discursos de emancipação e de resistência
Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis – NEPFIR
Local: Anfiteatro 10 – ICC Sul
Seminário Salvador e Suas Cores 2023:
Por Ações Afirmativas Urbanas – Racismo, População Negra, e Direito à Cidade
Período: 20 a 24 de novembro de 2023
O Seminário Salvador e Suas Cores 2023: Por Ações Afirmativas Urbanas - Racismo, População Negra, e Direito à Cidade a ser realizada entre os dias 20 a 24 de Novembro de 2023, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, trata dos racismos estrutural, ambiental, institucional, religioso, simbólico, recreativo e algorítmico sofrido pelas populações negras e as suas decorrências no espaço urbano, na cidade e no território, e a necessidade de construção de um debate sobre a construção de Ações Afirmativas Urbanas para a criação e implementação de políticas urbanas antirracistas.
O seminário, em sua 9ª edição, busca discutir as abordagens interdisciplinares sobre a produção da cidade com base na experiência urbana das populações negras em seus enfrentamentos raciais cotidianos, em suas lutas antirracistas, elaborando diálogos sobre o direito à cidade afrodescendente numa perspectiva de edificação de uma agenda de Ações Afirmativas Urbanas. Destacando as pesquisas científicas, as grandes atividades culturais e as intervenções das práticas dos movimentos negros políticos, sociais, religiosos de matrizes africanas em territórios afro-diasporicos.
O Seminário Salvador e Suas Cores 2023: Por Ações Afirmativas Urbanas - Racismo, População Negra, e Direito à Cidade, pretende, ainda, por em discussão as Ações Afirmativas Urbanas numa perspectiva interdiciplinar entre a arquitetura, urbanismo, geografia urbana, direito urbanístico e ambiental, ciência política, serviço social, historia e demais disciplinas interveniente no fazer urbano problematizando a racialização dos espaços urbanos, cidades e territórios.
Inscrições e maiores informações no site: https://salvadoresuascores2023.webnode.page/
24 de Fevereiro de 2023
Inscrições para certificação: https://forms.gle/7LNuKiCCZatZMd1L7
Transmissões ao vivo: https://www.youtube.com/@lfdc-fauunb1207/streams
Entramos em contato para divulgar a primeira edição do Prêmio IPEDF de Trabalhos Técnicos-Científicos. Nesta edição, o tema é “Desenvolvimento do Distrito Federal (DF), da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE) e a Área Metropolitana de Brasília (AMB)” e as inscrições estão abertas até o dia 28 de abril.
Gostaríamos de contar com sua ajuda na divulgação da iniciativa entre estudantes, outros professores/as e potenciais interessados/as na iniciativa.
O prêmio aceita trabalhos individuais ou coletivos (por equipes), de candidatos/as/es de qualquer nacionalidade, que tenham curso superior completo e cumpram o requisito de abordagem do único tema geral. Não serão aceitos trabalhos premiados ou agraciados, incluindo menção honrosa, em concursos similares. As pessoas interessadas podem se inscrever na categoria “Padrão” ou na categoria “Jovem Pesquisador” (Idade máxima de 25 anos).
A premiação busca reconhecer e estimular pesquisas sobre desenvolvimento econômico e políticas sociais, urbanas e ambientais voltadas para o DF, a RIDE e a AMB. Esperamos contar com você nesta iniciativa!
Informações adicionais podem ser encontradas em: https://ipe.df.gov.br/premio-ipedf/
Atenciosamente
Diretoria de Estudos e Políticas Sociais
07 de Julho de 2022
Página 1 de 2