Linha de Pesquisa ESTRUTURAS E ARQUITETURA

Sistemas estruturais, equilíbrio e desempenho estrutural na arquitetura. Estudo da forma e função estrutural. Modelagem física e computacional de estruturas. Arquitetura em aço. Arquitetura em concreto armado e protendido.

28 de Maio de 2021

O projeto tem como objetivo estudar as relações entre arquitetura e sistemas estruturais e construtivos, considerando aspectos conceituais, técnicos, históricos e simbólicos, explorando limites e interações entre arquitetura e engenharia estrutural. Nesta etapa as seguintes ênfases estão sendo pesquisadas: 1. Interface entre Arquitetura e Engenharia Estrutural. 2. Sistemas Estruturais e Construtivos em Arquitetura: 3. História da Construção e Patrimônio Arquitetônico 4. Métodos Computacionais e Experimentais Aplicados à Construção e Estruturas.

Integrantes
José Manoel Morales Sánchez (Coordenador)
Paulo Batista Gonçalves
Elcio Gomes da Silva
Roger Pamponet da Fonseca
Cláudia Estrela Porto
Vanda Zanoni
Financiamento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro
Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.

Resumo: 

As estruturas de concreto armado são conhecidas por apresentarem uma longa vida útil, suportando forças de compressão, tração, ações mecânicas e a agressividade do meio ambiente, isso quando são bem projetadas e executadas. No entanto, é perceptível que as estruturas têm apresentado graus de degradação, devido à interação com o meio ambiente e, em alguns casos, à inadequada execução do projeto. O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a influência da forma arquitetônica no desempenho de estruturas, buscando compreender os mecanismos de estruturas complexas, tais como: estruturas em casca, estruturas regulares e irregulares de concreto armado e concreto protendido, e os métodos e técnicas de avaliação do desempenho e de reabilitação das estruturas. Para alcançar os objetivos apresentados, serão realizadas pesquisas bibliográficas, buscando investigar o estado da arte, elaboração de modelos físicos reduzidos, protótipos de ensaios de laboratório, modelagem numérica de estruturas, comparação entre o comportamento do protótipo de ensaio em relação ao do modelo numérico, e sugestão de revisão de Normas e procedimentos. Este projeto de pesquisa possibilitará o desenvolvimento de novas tecnologias, o aprimoramento de Normas e processos construtivos, além de disseminar o conhecimento no ensino da Arquitetura, dentro das universidades 

Integrantes: 

Carlos Eduardo Luna de Melo (coordenador)

Financiamento: não

Durante vários anos o estudo das estruturas nos cursos de arquitetura tem se limitado a satisfazer requisitos formais contidos nas ementas das disciplinas de estruturas, geralmente ocasionando um distanciamento entre a prática do projeto arquitetônico e o desenvolvimento do projeto estrutural. O projeto intitulado Análise de Viabilidade Estrutural: Equilíbrio Estrutural – Equilíbrio Arquitetônico foi motivado devido à necessidade de integrar e ampliar o conhecimento de sistemas estruturais na área de tecnologia do Programa de Pós-Graduação em arquitetura e urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PPG/FAU/UnB. O projeto tem a coordenação do professor Marcio Augusto Roma Buzar do PPG/FAU/UnB, conta com a participação de dois professores da Faculdade de Tecnologia, dois professores de universidade particular, três alunos de doutorado, dois alunos de Mestrado e quatro alunos de graduação e um técnico administrativo. Inicialmente buscou-se dentro de programa de pós-graduação estabelecer uma plataforma mínima para o ensino e pesquisa em estruturas na faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB. Na pós-graduação foi criada a disciplina temática em Análise de Viabilidade Estrutural, onde são apresentados os conceitos básicos de estruturas colocando a indissociabilidade do projeto estrutural e o arquitetônico. A disciplina além de fazer uma revisão nos conceitos básicos de estrutura aborda temas de sistemas estruturais na obra de Oscar Niemeyer. Faz-se a análise de viabilidade estrutural no projeto arquitetônico levando-se em consideração seus aspectos de prédimensionamento, considerando todos os elementos que podem influenciar e definir de forma direta o projeto. Utilização de software que auxiliem no pré-dimensionamento estrutural. A prática do projeto estrutural e o advento do computador têm levado a um surgimento de vários softwares de cálculo e análise estrutural. O uso de softwares tornou-se comum no meio dos engenheiros, sendo pouco utilizado pelos arquitetos. Um dos interesses deste projeto é oferecer estas ferramentas para serem empregadas pelos arquitetos no pré-dimensionamento das estruturas integradas com a arquitetura.

Integrantes:

Marcio Augusto Roma Buzar (coordenador)

Financiamento: FUB, FAPDF e CNPq