Atualizado em 13/09/2024.
Como é divulgado o edital de seleção pública para o mestrado e doutorado do PPG-FAU/UnB?
O edital de seleção pública, respectivo cronograma, documentações e demais etapas do processo seletivo são divulgados por meio eletrônico, site oficial do PPG-FAU/UnB, instagram e site oficial do Decanato de Pós-Graduação.
Como a pesquisa que pretendo desenvolver no PPG-FAU/UnB é aderente ao Programa ou como posso escolher um tema para desenvolver pesquisas?
No menu “Pesquisa e Extensão”, há informações sobre as três Áreas de Concentração do Programa: Teoria, História e Crítica - THC; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade - TAS e Projeto e Planejamento - PP, com as respectivas Linhas de Pesquisa. Dessa forma, é possível ter uma avaliação sobre os temas das pesquisas em que o Programa se fundamenta.
Em caso de dúvidas sobre as linhas de pesquisa e temas aderentes ao Programa, a lista dos docentes credenciados no PPG-FAU/UnB consta em https://www.ppgfau.unb.br/teste/docentes.
Quais documentações devem ser apresentadas para fazer a seleção pública?
Todas as documentações a serem apresentadas constarão no edital de seleção pública.
De modo geral, a pessoa candidata ao mestrado deve apresentar no ato da inscrição:
- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 01 (uma) língua estrangeira. O rol de instituições válidas constará no edital;
- Diploma de curso superior, em qualquer área de conhecimento;
- Documento de Identidade ou equivalente;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/.
- Projeto de Pesquisa de Dissertação;
- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos - 2019 a 2023).
De modo geral, a pessoa candidata ao doutorado deve apresentar no ato da inscrição:
- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 02 (duas) línguas estrangeiras. O rol de instituições válidas constará no edital;
- Diploma de curso superior (graduação), em qualquer área de conhecimento;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Diploma de mestrado, em qualquer área de conhecimento;
- Histórico escolar do curso de mestrado;
- Documento de Identidade ou equivalente;
- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/.
- Projeto de Pesquisa de Tese;
- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos - 2019 a 2023).
Quais procedimentos devem ser seguidos para concorrer à seleção pública?
Após a publicação oficial do edital de seleção pública, a pessoa candidata que se considere apta a concorrer à seleção pública deve pagar a inscrição no valor de R$ 220,00, digitalizar os documentos solicitados no edital e se inscrever pelo site. As formas de isenção para servidores da UnB e demais pessoas interessadas estarão disponíveis no edital. Para mais informações sobre a seleção pública consulte no site do PPG-FAU/UnB a aba "Quero fazer Parte do Programa".
Quais são as etapas do processo seletivo?
As etapas são detalhadas no edital e respectivo cronograma. São analisados pela Comissão:
- Documentos pessoais;
- Correto preenchimento do formulário de inscrição, com todos os dados e informações solicitadas;
- Projetos de pesquisa de dissertação ou tese aderentes ao PPG-FAU/UnB;
- Certificação de proficiência em língua estrangeira válida e atual;
- Análise de produção intelectual, via currículo lattes e publicações acadêmicas dos últimos 05 anos - de 2019 a 2023;
- Prova oral para defesa e demonstrativo da viabilidade do projeto de pesquisa, com entrevista virtual.
Após entrar no Programa como aluno regular quais prazos devem ser cumpridos para a apresentação das defesas intermediárias e finais?
Prazos para as defesas de mestrado:
Defesa de projeto de dissertação (intermediária) - 15 meses após a entrada no Programa.
Defesa final de dissertação (final) - 24 meses após a entrada no Programa.
Prazos para as defesas de doutorado:
Defesa de exame de qualificação de tese (intermediária) - 30 meses após a entrada no Programa.
Defesa final de tese (final) - 48 meses após a entrada no Programa.
O tempo de titulação deve ser cumprido tempestivamente para que não haja o desligamento do Programa por decurso de prazo ou perda das bolsas de estudos.
As solicitações de defesa devem ser feitas com, no mínimo, 30 dias de antecedência, neste formulário.
A que tenho acesso como aluno regular?
Alunos regulares do PPG-FAU/UnB tem acesso a:
- Wi-fi gratuito, via UnBwireless ou eduroam;
- Laboratórios de informática da FAU;
- Biblioteca da FAU (CEDIARTE), localizada no mezanino central da FAU;
- Biblioteca Central (BCE), equipada livros, escâneres, sala de estudos em grupo e individuais para estudantes de pós-graduação;
- Laboratórios de pesquisa;
- Restaurante universitário, com café da manhã, almoço e jantar, de domingo a domingo;
- E-mail institucional da UnB;
- Carteira estudantil da UnB (virtual), que está disponível gratuitamente no SIGAA;
- Auxílios financeiros oriundos do PPG-FAU/UnB, DAC, DPG, DPI, dentre outros órgãos da UnB;
- Bolsas de estudos nacionais e internacionais;
- Moradia estudantil;
- Cursos de extensão;
- Palestras, seminários, colóquios;
- Acesso ao SIGAA, o que possibilita emitir documentos digitais como o histórico escolar, comprovantes, grade horária, declarações, dentre outros documentos acadêmicos e administrativos). O manual encontra-se acessível em manual UnB Documentos Digitais.
- Outras informações estão acessíveis em http://www.boasvindas.unb.br e guia_do_calouro.indd (unb.br).
Como faço matrícula e tenho acesso a documentos no SIGAA como aluno regular?
O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas) é o sistema da UnB por meio do qual são realizadas as solicitações de pré-matrícula nas disciplinas e que posteriormente serão aceitas ou negadas no SIGAA pelo respectivo orientador. O SIGAA também permite ao estudante acessar declarações de aluno regular, grade horária, histórico escolar, comprovante de matrícula, período de curso, dentre outras informações acadêmicas e administrativas. Para acesso ao SIGAA é necessário login e senha. Demais informações para acesso estão acessíveis em https://sti.unb.br/estudante.
Quando e como deve ser solicitado o trancamento de disciplina e trancamento geral do curso?
- O trancameno de disciplina deve ser feito exclusivamente no SIGAA e implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s) dentro do prazo do calendário acadêmico.
- O trancamento geral de matrícula - TGM ocorre somente nos casos de impedimento involuntário (tratamento de saúde, licença-maternidade e afins) e implica na suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante durante o semestre. O TGM não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso, exceto por razões de saúde e afins. Caso haja necessidade, mantendo-se o impedimento involuntário, o TGM deve ser solicitado a cada semestre, pois não é renovado automaticamente.
Existe a possibilidade de solicitar prorrogação de prazo para defesa final?
É uma excepcionalidade e não deve ser adotada como praxe. Perante a apresentação de razões amplamentes justificadas e de cronograma que indique a viabilidade de conclusão da titulação, os prazos da defesa final poderão ser alterados por um período de até 06 (seis) meses no caso do mestrado e de até 12 (doze) meses no caso do Doutorado. O pedido será remetido a um relator da Área de Concentração e será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa. O pedido deve ser feito com, no mínimo, 60 dias de antecedência, neste formulário.
Como faço a ficha catalográfica para minha dissertação ou tese?
Segundo a ABNT, a ficha catalográfica é elemento de apresentação obrigatória. Deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação. Acesse o site da Biblioteca Central (BCE) para gerar sua ficha automaticamente.
O que tenho de fazer depois de apresentar o trabalho final? (homologação, diploma...)
Depois da Defesa, inicia-se o processo de homologação seguindo instruções do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG/UnB). Nessa etapa, o aluno deve se atentar a decisão da comissão examinadora que pode aprovar a dissertação/tese de forma direta (15 dias para envio dos documentos para Secretaria via Sistema Eletrônico de Informações - SEI); aprovar com revisão de forma (30 dias para apresentação do trabalho revisado e envio dos documentos para Secretaria) e decidir pela reformulação (prazo indicado pela comissão examinadora para defesa do trabalho perante a mesma banca examinadora e envio dos documentos para Secretaria). Após a conclusão dessas etapas, o processo segue para Homologação feita pelo o Decanato e o aluno pode emitir o seu diploma exclusivamente eletrônico por meio do endereço SAA - Diplomas e Certificados (unb.br).
Qual o valor da bolsa e quem pode concorrer?
Os valores das bolsas podem sofrer alterações de acordo com a política pública. Atualmente os valores são: R$ 2.100,00 para o mestrado e R$ 3.100,00 para o Doutorado. Para concorrer à bolsa, basta ser aluno regular, obter somente menções ente MS e SS, não possuir vínculo empregatício, fixar residência na cidade onde realiza o curso e demonstrar dedicação exclusiva à pesquisa junto ao Programa. O interessado faz o pedido junto à Secretaria e entra em uma “fila” e, conforme as vagas forem surgindo, o aluno é chamado para assinar um Termo de Compromisso.
* O sistema da CAPES e CNPQ só permite conta corrente do Banco do Brasil sobre a qual o aluno deverá ser o titular.
Como é definida a quota de bolsas que cada departamento recebe?
O Decanato de Pós-Graduação administra e distribui as bolsas para os departamentos. Sempre há um número limitado de bolsas e a procura é sempre maior que a oferta. Por isso, é preciso saber os critérios do Programa antes de entrar na lista de espera
Posso acumular bolsa?
RESOLUÇÃO DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2023
Na condição de aluno portador de diploma, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outra instituição de pós-graduação?
Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O orientador analisa o histórico escolar, as ementas das disciplinas cursadas pelo aluno na outra instituição de ensino superior e verifica a sua equivalência com disciplinas do currículo do curso de Arquitetura do PPG-FAU. Havendo equivalência, a disciplina cursada na outra instituição de ensino superior é aproveitada como correspondente à disciplina do currículo da FAU/UnB. Há um limite de 70% dos créditos totais de mestrado (18 créditos de 26) e doutorado (26 créditos de 38).
Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas como aluno especial?
Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O aluno retira a “Declaração de Aluno Especial” nos postos avançados da SAA (Secretaria de Administração Acadêmica), digitaliza, anexa o formulário de “Solicitação de Aproveitamento de Estudos” e nos envia por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Dessa forma, aproveitam-se as disciplinas solicitadas no limite de 50% dos créditos totais de mestrado (12 créditos de 26) e doutorado (18 créditos de 38).
Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outro departamento da UnB?
Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos na modalidade “Domínio Conexo”. O aluno deve preencher o formulário “Inclusão de Disciplinas em Domínio Conexo” junto com o orientador que justifica os conhecimentos complementares, teóricos e metodológicos, de outros campos de conhecimento. Feito isso, o formulário deve ser enviado por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Há um limite de 8 créditos para aproveitar.
O que é monitoria e como funciona?
Entende-se por Monitoria, uma modalidade específica de ensino aprendizagem, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação, e inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos. Maiores informações podem ser acessadas na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG).
O que é "Aluno Especial", como funciona?
É uma outra forma de participar da Pós-Graduação. Isso é possível no período aberto conforme o calendário acadêmico da Secretaria de Administração Acadêmica - SAA ou do próprio PPG. De acordo com a Resolução CEPE 91/2004, poderá ser admitida a matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação, conforme a disponibilidade de vagas, de alunos que demonstrem a capacidade de cursá-las. Dessa forma, a matrícula é direcionada aos portadores de diploma de graduação que não estejam registrados como aluno regular. Essa modalidade de participação não cria nenhum vínculo com o PPG-FAU e é feita por meio de pagamento de taxa de inscrição e créditos. A vantagem é poder aproveitar essa disciplinas se um dia o aluno vier a se tornar aluno regular por meio da seleção.
Qual a menção mínima para ser aprovado em uma disciplina e em quantas aulas posso me ausentar?
É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM. É reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR e/ou se obtiver menção igual ou inferior a MI. Consulte o Regimento Geral da UnB.
Quais são as menções e suas equivalências numéricas?
SS (Superior) | 9,0 a 10 |
MS (Médio superior) | 7,0 a 8,9 |
MM (Médio) | 5,0 a 6,9 |
MI (Médio inferior) | 3,0 a 4,9 |
II (Inferior) | 0,1 a 2,9 |
SR (Sem rendimento) | zero |
Como Acessar a WI-FI na BCE e Bibliotecas Setoriais?
O acesso à rede sem fio nas bibliotecas do SiB-UnB é permitido por meio da UnB Wireless. Para os usuários pertencentes à comunidade acadêmica, basta utilizar a rede como é efetuado nos demais pontos de acesso da Universidade, conforme as orientações da Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB.
Aos usuários externos que vêm às bibliotecas da UnB para estudo e/ou pesquisa é necessário efetuar cadastro para a obtenção do login e senha. Para isso, procure algum colaborador da unidade de informação portando documento pessoal com foto e CPF.
O cadastro dos usuários externos para uso da UnB Wireless foi iniciado em 11/02/2019, após o cadastro, o usuário deverá renovar o acesso a cada 365 dias.