[gtranslate]
Prezados(as),
É com alegria que anunciamos a primeira programação prática do evento!
Quer levar suas análises arquitetônicas para o próximo nível? A nossa Oficina 1 vai te ensinar a dominar a criação de grafos com quem entende do assunto!
Confira os detalhes da nossa primeira oficina:
🛠️ OFICINA 1: SANTANAGRAPH
📌 Tema: Dominando a criação de grafos para a análise arquitetônica.
👨🏫 Ministrante: Ugo Santana 🎓 Arquiteto e Urbanista (UFC), Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFRN). 💼 Com 11 anos de docência e 10 anos de pesquisa em Sintaxe do Espaço (com foco em casas modernistas e contemporâneas), Ugo traz sua expertise no desenvolvimento de ferramentas computacionais para a sala de aula.
🗓️ Data: 29/01
🕒 Horário: 15:00
⏳ Duração: 3h
🔗 Inscreva-se pelo link!
🚀 Não perca a chance de aprimorar suas ferramentas de análise!
Aproveitamos também para reforçar algumas informações relevantes sobre o SintaxeBRASIL3, a ocorrer nos dias 7 e 8 de maio de 2026, em formato online: “O terceiro simpósio brasileiro de Sintaxe Espacial (SintaxeBRASIL) será realizado em 2026 em uma parceria entre os grupos de pesquisa MUsA (Morfologia e Usos da Arquitetura), do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e DIMPU (Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Expressão da maturidade da abordagem metodológica no país, o SintaxeBRASIL 3 confirma a periodicidade do evento, após as edições de 2022 e 2024, com expansão progressiva de participantes, artigos apresentados e enfoques pertinentes ao campo de conhecimento. Nesta edição teremos novamente os quatro eixos levados a efeito na segunda edição, com alguns ajustes e complementações: 1) teoria, métodos e técnicas, sobre estratégias analíticas diversas, particularmente em função de novos desafios da pesquisa em torno de relações de encontros e esquivanças com a configuração espacial, em todas as escalas de espaços socialmente apropriados; 2) assentamentos humanos, cidades e regiões, correspondendo ao estudo da configuração dos conjuntos edificados, existentes ou em projeto – dos pequenos assentamentos humanos às metrópoles; aqui se incluem relações entre configurações e modos de vida correlatos; 3) edificações, com foco na configuração do espaço interno das edificações, existentes ou em projeto; analisam-se também o espaço doméstico e modos de habitar, os espaços institucionais, de comércio ou de serviços e as relações entre categorias dos sujeitos sociais e sua classificação por meio da configuração edilícia; e 4) interlocuções, que visam compreender o vasto leque de trabalhos, pesquisas e práticas no qual a configuração, lida por meio da Teoria da Lógica Social do Espaço é coadjuvante e complementar a outras abordagens e métodos utilizados. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço oficial, pelo email config.arq@unb.br, ou por mensagem na conta @sintaxebrasil (Instagram).
