Chamada para Edição Temática: Arquivos e Acervos em Arquitetura e Urbanismo

Editoras convidadas: Maria Cristina da Silva Leme – FAU-USP, Daniela Ortiz dos Santos - Goethe-Universität Frankfurt e Liz Sandoval – PPG-FAU-UnB

paranoa

A Edição Temática propõe-se como um espaço de reflexão atento à ampliação da percepção e do reconhecimento sobre a importância dos acervos e das interrogações lançadas a partir das experiências nos arquivos para os estudos do campo da arquitetura e do urbanismo. Nesta chamada, elencamos temas relevantes e prementes com a intenção de instigar e acolher novas aproximações e mudanças nas representações clássicas sobre os acervos e sobre a ideia de arquivo, movimento necessário em face da crescente complexidade e dos múltiplos desafios enfrentados pelas pesquisas e abordagens pedagógicas com/nos acervos e arquivos de interesse à Arquitetura e ao Urbanismo. 

A chamada acolhe trabalhos nos seguintes temas que podem ser abordados individualmente ou de forma articulada:

O papel dos acervos na escrita da História da Arquitetura, do Urbanismo e da cidade 

Os acervos de arquitetos e urbanistas enquanto objeto de disputa revelam o valor que adquiriram os projetos, em forma de desenhos, croquis e maquetes, para as coleções em instituições públicas e privadas. O debate mais recente, que mobiliza pesquisadores sobre o destino de acervos, assumiu novos contornos com reações e análises apaixonadas. Questiona-se como evitar que os acervos participem da reprodução de práticas colonizadoras e a possibilidade de estabelecer limites à liberdade de definir o destino dos acervos. Este tema acolhe experiências interdisciplinares de pesquisa e/ou organização de acervos de Arquitetura e Urbanismo, bem como abordagens pedagógicas e metodológicas em/com acervos.

Acervos e arquivos como espaço de disputa

Convidamos contribuições que se debrucem sobre as mais diversas noções e práticas de arquivo, a dizer: a construção e o seu canteiro como arquivo, a cidade material e imaterial como arquivo, ou ainda as pessoas, os seus corpos e as suas próprias peles como arquivo. Também são bem-vindos trabalhos que problematizes questões éticas e políticas na disputa por direitos e privacidade dos acervos públicos e privados. Quais são os limites dos acervos? O que se arquiva/ o que é eliminado? Como evitar que os acervos participem da reprodução de práticas colonizadoras?

O que procuramos em um arquivo?

Dentro deste tema, são acolhidos trabalhos que debatam os processos, a subjetividade e as experiências em arquivos, aqui entendidos não como guardiões de documentos, mas como instituições que, se por um lado, podem servir de fonte a novas narrativas, por outro, podem igualmente dar suporte a discursos de poder, e por consequência, reproduzir narrativas dominantes, excludentes e opressivas. 

O direito à memória e ao esquecimento

Este tema acolhe trabalhos que problematizem: o vestígio, as marcas, os indícios. Os arquivos como resultado de processos de seleção; atualizações críticas em torno da seleção e do descarte; o paradoxo da ampliação da memória possibilitada pelos formatos digitais que multiplicam ao mesmo tempo em que se aponta uma perda da memória do individuo, dos grupos sociais. 

Novos suportes e práticas curatoriais

Este tema acolhe trabalhos que abordem a inclusão de diferentes suportes e práticas curatoriais e disponibilização ao público de acervos de Arquitetura e Urbanismo; outros/novos suportes arquivísticos, como audiovisual, desenhos, objetos; curadorias e acervos: curadoria de mídias (filmes, livros, documentos, objetos) para mostras, exposições, catálogos.

Informações gerais:

Acesse o texto completo da chamada em https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/announcement/view/417

As submissões deverão ser realizadas pelo site da Revista Paranoá: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/about/submissions

Esta chamada acolhe artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos.

A data limite para submissões é 31 de OUTUBRO de 2021

 

Dúvidas podem ser direcionadas ao endereço eletrônico avram@unb.br