Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Artigos  Destaques (NÃO EXCLUIR)

 

 

Sobre o PPG-FAU/UnB.

 

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília foi criado em 1962 com o curso de mestrado, sendo sua criação simultânea à própria UnB - uma surpreendente conjunção entre a fundação da nova Capital brasileira (1960), de sua universidade e a implementação do primeiro curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O principal propósito do PPG-FAU/UnB é formar quadros profissionais de excelência nos campos de docência e pesquisa e contribuir para o aprimoramento de técnicos e especialistas que atuam em órgãos de gestão, planejamento e administração, sobretudo no setor público.

 

O PPG-FAU/UnB reúne um corpo docente altamente qualificado e de formação multidisciplinar, que se articula a pesquisadores nacionais e internacionais por meio de redes e de cerca de 20 (vinte) grupos de pesquisa. Conta, para isso, com apoio de recursos provenientes de agências de fomento nacionais e do Distrito Federal, além de acordos de cooperação e parcerias diversas com instituições de ensino superior, associações profissionais e órgãos de governo.

 

Anualmente, em média, cerca de 50 (cinquenta) mestres e doutores formam-se no Programa. Os egressos do PPG-FAU/UnB têm se destacado nacionalmente por meio de publicações, participação em eventos científicos nacionais e internacionais, concursos e desenvolvimento de produtos técnicos. A influência é especialmente visível no Centro-Oeste brasileiro, com muitos atuando como professores, pesquisadores e técnicos em instituições públicas e privadas, com muito destaque para órgãos governamentais, como ministérios e secretarias. O PPG-FAU/UnB mantém um acompanhamento ativo dos egressos, promovendo seminários, interação e divulgação de suas atividades por meio de canais digitais, além de oferecer suporte às suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

 

Aos egressos do mestrado e do doutorado acadêmico, somam-se inúmeros egressos de cursos dos cursos de especialização voltados para a reabilitação ambiental e o desenvolvimento sustentável: os cursos Lato Sensu Reabilita, que existe desde 2013, e a Residência CTS - Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica.

 

Diversos pesquisadores ligados ao PPG-FAU/UnB tiveram seus trabalhos reconhecidos por prêmios e distinções, mais recentemente atribuídos pela ANPUR, ANPARQ, ANTAC e a própria UnB. Nos últimos anos, o Programa promoveu uma série de iniciativas de consolidação de suas pesquisas e de sua inserção nacional e internacional, com ênfase na qualificação da produção científica, o que o alçou a um patamar mais elevado na avaliação nacional de cursos de pós-graduação em sua área.

 

Em 2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Educação - CAPES classificou o Doutorado e Mestrado Acadêmico do PPG-FAU/UnB no Nível 5, a maior nota já recebida, indicando a consolidação do programa e reconhecendo seus avanços e inovações.

 

Missão do PPG-FAU/UnB.

 

O PPG-FAU/UnB tem como missão promover o avanço do conhecimento crítico e inovador nas áreas de arquitetura e urbanismo, consolidando-se como um polo de excelência e atração na Região Centro-Oeste do Brasil. Sendo o único curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo da região, o Programa se destaca por sua relevância e impacto na formação de profissionais e pesquisadores. Foca-se em transformar o espaço urbano e social em resposta às demandas socioambientais contemporâneas, integrando ensino, pesquisa e extensão. O PPG-FAU/UnB visa contribuir para a construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e culturalmente diversas, sempre alinhado com as realidades locais e globais.

 

Os 5 valores do PPG-FAU/UnB.

 

  1. Inovação e excelência acadêmica: Incentivo ao desenvolvimento de novas abordagens e soluções arquitetônicas e urbanísticas.

  2. Sustentabilidade: Compromisso com práticas que promovam o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento urbano sustentável.

  3. Inclusão e responsabilidade social: Valorização da diversidade social, cultural e econômica, visando à construção de cidades mais inclusivas e justas.

  4. Interdisciplinaridade: Integração de diferentes campos do saber para uma abordagem ampla e crítica das questões urbanas e arquitetônicas.

  5. Ética e cidadania: Formação de profissionais comprometidos com práticas éticas e responsáveis, voltadas para o bem-estar coletivo.

 

Estrutura acadêmica do PPG-FAU/UnB.

 

O Programa está estruturado em 03 (três) grandes áreas de concentração: 1) Teoria, História e Crítica (THC); 2) Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade (TAS); e 3) Projeto e Planejamento (PP), permitindo uma formação especializada e, ao mesmo tempo, propiciando conhecer uma variedade de temáticas e abordagens inter e transdisciplinares.

 

  1.  Área de concentração: Teoria, História e Crítica - THC.

   

        03 (três) linhas de pesquisa:

 

  • Arquitetura, cidade e território.

  • Patrimônio e preservação.

  • Estética, Hermenêutica e Semiótica.

 

 

  1.  Área de concentração: Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade - TAS.

   

        03 (três) linhas de pesquisa:

 

  • Estruturas e Arquitetura.

  • Sustentabilidade, qualidade e eficiência do ambiente construído.

  • Tecnologia de produção do ambiente construído.

 

 

  1.  Área de concentração: Projeto e Planejamento - PP.

   

        02 (duas) linhas de pesquisa:

  • Paisagem, território e políticas urbanas.

  • Configuração urbana, apropriação e participação social.

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave