Juntos pelo Mundo
Juntos pelo Mundo reúne ex-chefes de Estado, representantes nacionais e internacionais, além de altos cargos da ONU e da OCDE. Entre eles estão J.L. Rodríguez Zapatero, Adrienne Clarkson, Márcio Macêdo, Naledi Pandor, Celso Amorim, Manuela Carmena e Alexandre Padilha.
Importantes políticos, acadêmicos, ativistas e jornalistas de todo o mundo abordarão os principais desafios enfrentados pela humanidade em um evento organizado pelo Common Action Forum (CAF) e transmitido ao vivo pelo ICL Notícias.
Common Action Forum/Fórum de Ação Comum (CAF), juntamente com organizações afins, realizará sua edição 2023 do fórum anual em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto de 2023. O evento, intitulado "Juntos pelo Mundo", será realizado no Memorial Juscelino Kubitschek, localizado no Eixo Monumental. As várias sessões do fórum serão realizadas no Memorial JK nos dias 11 e 12 de agosto, entre 10h e 18h. Uma sessão especial sobre questões indígenas será realizada no Memorial dos Povos Indígenas no dia 11 de agosto, entre 18h e 20h. O acesso é gratuito e aberto ao público em geral e a jornalistas, até que a capacidade total seja atingida. O formulário de inscrição, os horários de cada sessão e a programação completa do fórum podem ser encontrados no site juntospelomundo.net.
O
O discurso inaugural do Juntos pelo Mundo será proferido pelo ex-primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e o evento será encerrado pela ex-governadora geral do Canadá, Adrienne Clarkson. Além disso, também está confirmada a participação do atual Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil (SGPR), Márcio Macêdo, do Ministro das Relações Institucionais do Brasil, Alexandre Padilha, e do Assessor-Chefe da Presidência e ex-Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Com as reflexões de líderes mundiais e especialistas, como a juíza e ex-prefeita de Madri Manuela Carmena, o filósofo canadense John Ralston Saul, o ex-deputado Jean Wyllys, o sociólogo Jessé Souza, o ativista indiano Salil Shetty, o jornalista palestino Wadah Khanfar, o economista Eduardo Moreira e a ministra das Relações Exteriores da África do Sul Naledi Pandor, entre muitos outros participantes de destaque de vários países e organizações, como a ONU e a OCDE; O fórum abordará questões como a defesa da democracia na era digital, a gestão dos bens comuns e do meio ambiente, a soberania alimentar e a agenda de desenvolvimento global, e a construção da paz em uma nova multipolaridade.