Projeto de pesquisa

Resumo:

Brasília é um contexto muito particular, seja na criação da cidade, seja na sua importância política. No entanto, o papel da mulher arquiteta se dilui na predominância de ícones masculinos da arquitetura moderna. Porém, o debate sobre a questão de gênero na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília ressurgiu fortemente por volta de 2013-14, tanto nos corredores, como espaços virtuais. Foi um movimento espontâneo, assim como tantos outros que implodiram no Brasil na mesma época. As discussões se multiplicaram e elevaram o tom, resultando na articulação de vários coletivos com perspectivas e olhares distintos, mas todos com o viés de gênero. Diante deste contexto, entendemos que era imperativo compreender o a nossa história e recontá-la sob um novo olhar. A pesquisa [Arquitetura (re)vista - pesquisa feminista] se insere na linha de pesquisa de História e Teoria da Arquitetura (THC) buscando recontar a história sob novos pontos de vista. [Leituras Feminista] é um projeto realizado pelo - Observatório de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo ?Amar.é.linha? com apoio do Coletivo Arquitetas Invisíveis. O projeto tem como intuito fomentar o debate do feminismo dentro da arquitetura e urbanismo através de leituras e seminários de discussão. Este trabalho é parte de esforço coletivo para resenhar material sobre arquitetura e feminismo com livros, dissertações e teses em português e inglês e espanhol. O trabalho busca difundir o conhecimento, com as perspectivas de pesquisa e diálogos que vai proporcionar nos estudos sobre feminismo e gênero no campo da arquitetura e urbanismo. Ao fim desse primeiro ciclo será criada uma plataforma de compartilhamento do material desenvolvido visando democratizar e a facilitar o acesso aos conteúdos feministas sobre arquitetura disponível em português. A pesquisa é vinculada ao projeto de Educação e Popularização de C & T - Observatório de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo ?Amar.é.linha?< https://www.instagram.com/amarelinhaobservatorio/ que além da pesquisa, possui um caráter lúdico, propondo um lugar plural, para as mulheres e suas resistências.

Integrantes:

Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes (Coordenadora)

Carolina Pescatori

Luiza Dias Coelho

Mayara Tabosa

Alyssa Volpini

Caroline Rodrigues Alves

Jéssica Naomi Futema

Júlia Moraes de Lima

Sofia Bessa Tavares

Millena Fernanda Bedin

Jane Letícia de Oliveira

Andréa Magalhães Viana

Bárbara Boy

Amanda Finatto Dal Molin

Lorena da Silva Figueiredo

Valentina Moura

Estela Levino Hirakuri.

Aline dos Santos Silva

Financiamento:

Universidade de Brasília - Auxílio financeiro

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Auxílio financeiro.