Projeto de pesquisa

Resumo:

Esta pesquisa analisa dinâmicas de urbanização e formação do território da metrópole brasiliense considerando as interações conflituosas entre planos urbanos, políticas regionais e a atuação de agentes diversos envolvidos na produção e apropriação daqueles espaços. Considera-se que a relação centro-periferia é chave interpretativa fundamental para análise da formação de nossas cidades, no entanto, cabe indagar sobre limites e potencialidades dessa categoria analítica. Esse será um foco comum das investigações a serem desenvolvidas nesta pesquisa a respeito da formação urbana e territorial de Brasília. Os recortes espaço-temporais abarcados pela pesquisa serão variados, buscando-se o cruzamento de fontes de naturezas também diversas, num diálogo teórico e metodológico com outras áreas do conhecimento. A intenção é enfatizar não apenas a dimensão urbanística de produção dos espaços, mas também os modos pelos quais práticas e representações sociais contribuem para moldá-los e atribuem-lhes específicos significados. O projeto de pesquisa envolve indagar sobre a circulação internacional de ideias em planejamento urbano e regional e sobre o modo como dinâmicas centro-periferia se configuraram em outras capitais, sobretudo aquelas criadas ex-novo.

Integrantes:

Maria Fernanda Derntl (Coordenadora)

Alunos de graduação:

Eduardo Ancrin de Oliveira

Paulo Henrique Honorato Siqueira

Alunos de pós-graduação:

Luciana Jobim Navarro

Laila Beatriz da Rocha Loddi

Catia dos Santos Conserva

Egressos:

Daniela Pereira Barbosa

José Gomes Nascimento