Destaques

20 de Maio de 2021

Prezados(as) Colegas Professores(as),

 

Esperamos encontrá-los(as) bem de saúde.

 

Organizamos o 27º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 18º Congresso de Iniciação Científica do DF novamente em meio virtual.

Tenho o prazer de lhes encaminhar o link da cerimônia de abertura do evento, transmitida pelo Youtube da UnBTV, no último dia 28/09.

https://www.youtube.com/watch?v=uTt1ortsqL0&t=391s

 

Ao mesmo tempo, aproveito a oportunidade para encaminhar também o link do Congresso Virtual, local onde estão sendo publicados os vídeos das apresentações dos(as) estudantes. Foram 2583 apresentações, por isso levaremos ainda algum tempo até publicar todos os vídeos.

https://www.youtube.com/channel/UC_BWIQ_OG6sKLCWjrO4vdFQ

 

Na segunda quinzena de novembro, estamos programando a cerimônia de encerramento do congresso, com a premiação dos melhores trabalhos em cada área e em cada edital.

Para que isso aconteça, teremos que finalizar a avaliação dos resumos encaminhados para o congresso. Até o momento, conseguimos avaliar mais de 1500 trabalhos graças ao esforço de nossos(as) colegas avaliadores(as). Infelizmente, todo esse esforço ainda não foi suficiente, pois temos cerca de 1000 resumos esperando para serem avaliados.

Agradecemos a todos e todas que já nos ajudaram muito e gostaríamos de renovar o convite aos(às) colegas que possam nos ajudar a finalizar o processo. Só assim, poderemos realizar a premiação, etapa obrigatória das atividades dos diferentes editais financiados pelas agências de fomento.

Caso tenham disponibilidade e interesse para ajudar na avaliação, basta entrarem no aplicativo do congresso, fazer um pequeno cadastro com nome e e-mail e escolher os resumos para análise. Tudo é feito eletronicamente pelo link a seguir.

https://apps.powerapps.com/play/bae09caa-a5f6-481c-977c-08eb851d5b10?tenantId=ec359ba1-630b-4d2b-b833-c8e6d48f8059

 

Gostaríamos de finalizar a avaliação até o dia 20/10/2021 para processar os resultados e organizar a premiação.

Contamos com a colaboração de todos(as) e agradecemos desde já pelo apoio que sempre oferecem ao ProIC.

Cordialmente,

Prof. Sérgio Granemann

Chamada para Edição Temática: Arquivos e Acervos em Arquitetura e Urbanismo

Editoras convidadas: Maria Cristina da Silva Leme – FAU-USP, Daniela Ortiz dos Santos - Goethe-Universität Frankfurt e Liz Sandoval – PPG-FAU-UnB

paranoa

A Edição Temática propõe-se como um espaço de reflexão atento à ampliação da percepção e do reconhecimento sobre a importância dos acervos e das interrogações lançadas a partir das experiências nos arquivos para os estudos do campo da arquitetura e do urbanismo. Nesta chamada, elencamos temas relevantes e prementes com a intenção de instigar e acolher novas aproximações e mudanças nas representações clássicas sobre os acervos e sobre a ideia de arquivo, movimento necessário em face da crescente complexidade e dos múltiplos desafios enfrentados pelas pesquisas e abordagens pedagógicas com/nos acervos e arquivos de interesse à Arquitetura e ao Urbanismo. 

A chamada acolhe trabalhos nos seguintes temas que podem ser abordados individualmente ou de forma articulada:

O papel dos acervos na escrita da História da Arquitetura, do Urbanismo e da cidade 

Os acervos de arquitetos e urbanistas enquanto objeto de disputa revelam o valor que adquiriram os projetos, em forma de desenhos, croquis e maquetes, para as coleções em instituições públicas e privadas. O debate mais recente, que mobiliza pesquisadores sobre o destino de acervos, assumiu novos contornos com reações e análises apaixonadas. Questiona-se como evitar que os acervos participem da reprodução de práticas colonizadoras e a possibilidade de estabelecer limites à liberdade de definir o destino dos acervos. Este tema acolhe experiências interdisciplinares de pesquisa e/ou organização de acervos de Arquitetura e Urbanismo, bem como abordagens pedagógicas e metodológicas em/com acervos.

Acervos e arquivos como espaço de disputa

Convidamos contribuições que se debrucem sobre as mais diversas noções e práticas de arquivo, a dizer: a construção e o seu canteiro como arquivo, a cidade material e imaterial como arquivo, ou ainda as pessoas, os seus corpos e as suas próprias peles como arquivo. Também são bem-vindos trabalhos que problematizes questões éticas e políticas na disputa por direitos e privacidade dos acervos públicos e privados. Quais são os limites dos acervos? O que se arquiva/ o que é eliminado? Como evitar que os acervos participem da reprodução de práticas colonizadoras?

O que procuramos em um arquivo?

Dentro deste tema, são acolhidos trabalhos que debatam os processos, a subjetividade e as experiências em arquivos, aqui entendidos não como guardiões de documentos, mas como instituições que, se por um lado, podem servir de fonte a novas narrativas, por outro, podem igualmente dar suporte a discursos de poder, e por consequência, reproduzir narrativas dominantes, excludentes e opressivas. 

O direito à memória e ao esquecimento

Este tema acolhe trabalhos que problematizem: o vestígio, as marcas, os indícios. Os arquivos como resultado de processos de seleção; atualizações críticas em torno da seleção e do descarte; o paradoxo da ampliação da memória possibilitada pelos formatos digitais que multiplicam ao mesmo tempo em que se aponta uma perda da memória do individuo, dos grupos sociais. 

Novos suportes e práticas curatoriais

Este tema acolhe trabalhos que abordem a inclusão de diferentes suportes e práticas curatoriais e disponibilização ao público de acervos de Arquitetura e Urbanismo; outros/novos suportes arquivísticos, como audiovisual, desenhos, objetos; curadorias e acervos: curadoria de mídias (filmes, livros, documentos, objetos) para mostras, exposições, catálogos.

Informações gerais:

Acesse o texto completo da chamada em https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/announcement/view/417

As submissões deverão ser realizadas pelo site da Revista Paranoá: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/about/submissions

Esta chamada acolhe artigos científicos, ensaios, resenhas, entrevistas e ensaios fotográficos.

A data limite para submissões é 31 de OUTUBRO de 2021

 

Dúvidas podem ser direcionadas ao endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Embaixada dos EUA está oferecendo gratuitamente uma série de cursos de inglês para fins específicos, para a comunidade universitária da UnB. 

 

São cinco cursos, cada um com cinco módulos (carga horária estimada de 30 horas), que acontecerão simultaneamente com conteúdo assíncrono e encontros semanais síncronos, de uma hora. 

 

O número máximo por turma é 30 participantes e as datas são 16 de novembro a 8 de janeiro

 

Lista da oferta: 

  • Inglês para desenvolvimento profissional 

  • Inglês para jornalismo 

  • Inglês para letramento em mídias 

  • Inglês para administração de negócios e empreendedorismo 

  • Inglês para ciências, tecnologia e matemática 

Os interessados devem ter, no mínimo, nível intermediário (B1) de inglês comprovado e preencher o formulário disponível pelo link a seguir, até 12:00 da segunda-feira, dia 17 de outubro: 

 

https://forms.office.com/r/wPhquufEcz

 

Preencher este formulário ajudará a sondar o interesse em cada curso e criar as turmas, mas não garante participação. 

 

Dúvidas podem ser direcionadas ao endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

30 de Junho de 2020

Credenciamento Docente PPG FAU UnB

 

1 - Edital PPG-FAU n. 03/2022 - Seleção de docentes para credenciamento no PPG-FAU/UnB - quadriênio 2022 - 2025.2 - Anexo II - Ficha de inscrição.3 - Anexo IV da Resolução do PPG-FAU n. 01/2020.

 

 

O ciclo de credenciamento mais recente teve início em 5 de outubro de 2020 e deve durar até 4 de outubro de 2024. Como pesquisador do PPGFAU–UnB, você deve:

  • Ministrar pelo menos 4 créditos em disciplinas no PPGFAU a cada ano;
  • Orientar alunos de mestrado e/ou doutorado, conforme o seu credenciamento;
  • Desenvolver pesquisas e ações de extensão, e publicar seus resultados;
  • Atualizar seu currículo Lattes no mínimo em fevereiro e agosto de cada ano;
  • Participar das reuniões do Colegiado dos Cursos de Pós-graduação da FAU (CCPG–FAU).

O ensino, a orientação e a pesquisa devem se desenvolver em todas as linhas nas quais estiver credenciado(a).

Para outras informações, consulte a página Credenciamento de pesquisador(a) e o Regulamento do PPG–FAU.

28 de Março de 2019

CRONOGRAMA

18/06/2018: Início das inscrições.
20/07/2018: Término das inscrições.
30/07/2018: Divulgação do resultado na secretaria do Programa e por correio eletrônico aos inscritos.

Inscrições Clique aqui azul

Edital:

Gostaríamos de informar que as inscrições para cursar as disciplinas de Estágio Docente 1 e 2 na Pós-Graduação da FAU estão abertas.


Visando agilizar o contato entre alunos e professores foram criadas duas planilhas:

1.    PLANILHA DISCIPLINAS:  Aos professores interessados na FAU em divulgar as suas disciplinas na graduação que possuem vagas para Estágio Docente. Solicitamos aos docentes que alimentem a Base de Dados de Estágio de Docência na  FAU-UnB disponibilizada no link abaixo: 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1w16gDNm-w3EYJ2H_-KFir66cr0RRdsZ-LD86E4Rit5o/edit?usp=sharing

2.    PLANILHA BANCO DE TALENTOS PÓS-GRADUANDOS: Às(aos) alunas(os) interessadas(os) em compor o Banco de Talentos para Estágio de Docência  devem preencher o formulário disponibilizado em: 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iS_Rf7cbO5sUN5uMeaDtzU6C4dC-1uDYQ0ddXm7SROg/edit#gid=0

A formalização desse processo, após anuência do orientador, dar-se-á com a matrícula em Estágio Docente através de formulário disponível em:

§  Matrícula em Estágio Docente e registro de menção Clique aqui azul

Para demais informações, ou dúvidas, favor encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES.

 

Seleção 2022

Seleção 2023

Seleção 2023 / 2024

 

 

Calendário de reuniões do PPG-FAU 2024 / 1  

 

CCPG - 16h
08/03 (14h:30m)
12/04
17/05
14/06

 

Colegiado PPG - 14h
22/03
26/04
24/05
28/06

 

 

Calendário de reuniões do PPG-FAU 2023 / 2  

 

 

Colegiado do PPG-FAU 

 

29/09 – 14h às 16h
10/11 – 16h às 18h - Link para reunião
24/11 – 14h às 16h
08/12 – 16h às 18h 
 
Comissão de Pós 

 

22/09 – 14h às 16h - 


10/11 – 14h às 16h - 


01/12 – 14h às 16h