Institucional
07 de Julho de 2022
Assunto: Avaliação Quadrienal CAPES 2017-2020
Prezada Comunidade da FAU,
O nosso Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU-UnB) recebeu hoje a feliz notícia de que nossa nota na avaliação quadrienal da CAPES passou de 4 para 5. Este é um marco histórico para o PPG-FAU-UnB.
Lembramos que os resultados da avaliação periódica de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, atribuídas a cada um dos programas após minuciosa análise de indicadores de desempenho realizada por membros qualificados da comunidade acadêmico-científica.
Consideramos que a atual avaliação da CAPES é um importante reconhecimento dos esforços que vêm sendo realizados no PPG-FAU há algum tempo. Um intenso trabalho coletivo, no qual se engajaram professores, pesquisadores, alunos e técnicos, tem levado à contínua ampliação de nossa produção científica, ao aprimoramento de nossas pesquisas, às articulações nacionais e internacionais e ao desenvolvimento de criteriosos padrões de ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação.
O PPG-FAU agradece a todos e todas que se dedicam rotineiramente ao trabalho, ao estudo e à pesquisa em nosso Programa e conta com a ativa participação de cada um de vocês no novo período que se inicia.
Saudações científicas,
Prof. Caio Silva
Coordenador do PPG FAU UnB
Profa Maria Fernanda Derntl
Coordenadora Adjunta do PPG FAU UnB
30 de Junho de 2022
Circular nº 06/2022/2022/ PPG/FAU /FAU |
Em 09 de agosto de 2022. |
Para: Colegiado do PPG-FAU/UnB
Assunto: Convocação para reunião do Colegiado n.º 06/2022.
Prezados professores, representantes discentes e administrativo,
Convocamos Vossa Senhoria para reunião do Colegiado de Pós-Graduação da FAU-UnB, a realizar-se no dia 12 de agosto de 2022, sexta-feira, às 14h, por meio de videoconferência, através da ferramenta TEAMS, com a seguinte pauta:
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Informes;
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Ata da reunião do Colegiado n.º 05/2022. SEI n.º 23106.077903/2022-10
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Processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado da FAU/UnB. SEI n.º 23106.056200/2022-58;
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Seleção de docentes para credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - quadriênio 2022-2025. SEI n.º 23106.065523/2022-32.
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Nova representação discente.
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Pedido de Nathaly Sarasty Narváez para credenciamento como Pesquisadora Colaboradora Assistente. Relator: Prof. Daniel Richard Sant'Ana. SEI n.º 23106.083528/2022-47.
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Pedido de Luiz Roberto da Cunha Freitas Junior para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relator: Prof. Daniel Richard Sant'Ana. SEI n.º 23106.090833/2022-95.
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Pedido de Glaucyo de Oliveira Santos para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relatora: Profa. Marta Adriana Bustos Romero. SEI n.º 23106.093076/2022-10.
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Pedido de Fabiola Caroline Furtado Barros Carneiro para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relator: Prof. Márcio Augusto Roma Buzar. SEI n.º 23106.093375/2022-46.
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Outros assuntos.
Atenciosamente,
Documento assinado eletronicamente por Caio Frederico e Silva, Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 09/08/2022, às 19:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília. |
09 de Junho de 2022
Aluno especial no PPG-FAU/UnB - 2022/1
Inscrições homologadas
202200860046737
202200860046634
202200860046619
202200860046506
202200860046447
202200860046432
202200860046424
202200860046374
202200860046371
202200860046161
202200860046154
202200860046148
202200860046124
202200860046110
202200860046103
202200860046095
202200860045978
202200860045823
202200860045801
Inscrições não homologadas
202200860046596 - número de referência informado na GRU difere do requerido em Edital.
25 de Setembro de 2021
O PPG- FAU atualmente possui a nota 05 do conceito CAPES.
26 de Maio de 2021
20 de Maio de 2021
- O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
- O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
- Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
- A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
- A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
- De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
-
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)
12.08.20 (Atuais)
- Esclarecimento preliminar
- O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
- Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
- A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
- Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
- De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
- Como serão as aulas quando o semestre voltar?
- Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
- Como fica o calendário junto à CAPES?
- Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
- Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
- Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
- O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
- Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
- Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
- Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
- Como serão realizadas as bancas?
- As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
- Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
- Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
- O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
- https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
- Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
- Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
- Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
- De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
- Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
- Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
- Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
- Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Como fica o calendário junto à CAPES?
- Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
- Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
- Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
- Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
- Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
- Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
- Mande sua dúvida para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.
28 de Fevereiro de 2019
Como é divulgado o edital de seleção pública para o mestrado e doutorado do PPG-FAU/UnB?
O edital de seleção pública, respectivo cronograma, documentações e demais etapas do processo seletivo são divulgados por meio eletrônico: site oficial do PPG-FAU/UnB, Instagram e site oficial do Decanato de Pós-Graduação.
Como a pesquisa que pretendo desenvolver no PPG-FAU/UnB é aderente ao Programa ou como posso escolher um tema para desenvolver pesquisas?
No menu “Pesquisa e Extensão”, há informações sobre as três Áreas de Concentração do Programa: Teoria, História e Crítica - THC; Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade - TAS e Projeto e Planejamento - PP, com as respectivas Linhas de Pesquisa. Dessa forma, é possível ter uma avaliação sobre os temas das pesquisas em que o Programa se fundamenta.
Em caso de dúvidas sobre as linhas de pesquisa e temas aderentes ao Programa, a lista dos docentes credenciados no PPG-FAU/UnB consta em https://www.ppgfau.unb.br/prospectar-2/docentes.
Quais documentações devem ser apresentadas para fazer a seleção pública?
Todas as documentações a serem apresentadas constarão no edital de seleção pública.
De modo geral, a pessoa candidata ao mestrado deve apresentar no ato da inscrição:
- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 01 (uma) língua estrangeira. O rol de instituições válidas constará no edital;
- Diploma de curso superior, em qualquer área de conhecimento;
- Documento de Identidade ou equivalente;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/.
- Projeto de Pesquisa de Dissertação;
- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos).
De modo geral, a pessoa candidata ao doutorado deve apresentar no ato da inscrição:
- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 02 (duas) línguas estrangeiras. O rol de instituições válidas constará no edital;
- Diploma de curso superior (graduação), em qualquer área de conhecimento;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Diploma de mestrado, em qualquer área de conhecimento;
- Histórico escolar do curso de mestrado;
- Documento de Identidade ou equivalente;
- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/.
- Projeto de Pesquisa de Tese;
- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos).
Quais procedimentos devem ser seguidos para concorrer à seleção pública?
Após a publicação oficial do edital de seleção pública, a pessoa candidata que se considere apta a concorrer à seleção pública deve pagar a inscrição no valor de R$ 220,00, digitalizar os documentos solicitados no edital e se inscrever pelo site. As formas de isenção para servidores da UnB e demais pessoas interessadas estarão disponíveis no edital. Para mais informações sobre a seleção pública consulte no site do PPG-FAU/UnB a aba "Seleção Alunos Mestrado e Doutorado".
Quais são as etapas do processo seletivo?
As etapas são detalhadas no edital e respectivo cronograma. São analisados pela Comissão:
- Documentos pessoais;
- Correto preenchimento do formulário de inscrição, com todos os dados e informações solicitadas;
- Projetos de pesquisa de dissertação ou tese aderentes ao PPG-FAU/UnB;
- Certificação de proficiência em língua estrangeira válida e atual;
- Análise de produção intelectual, via currículo lattes e publicações acadêmicas dos últimos 05 anos;
- Prova oral para defesa e demonstrativo da viabilidade do projeto de pesquisa, com entrevista virtual.
Após entrar no Programa como aluno regular quais prazos devem ser cumpridos para a apresentação das defesas intermediárias e finais?
Prazos para as defesas de mestrado:
Defesa de projeto de dissertação (intermediária) - 15 meses após a entrada no Programa.
Defesa final de dissertação (final) - 24 meses após a entrada no Programa.
Prazos para as defesas de doutorado:
Defesa de exame de qualificação de tese (intermediária) - 30 meses após a entrada no Programa.
Defesa final de tese (final) - 48 meses após a entrada no Programa.
O tempo de titulação deve ser cumprido tempestivamente para que não haja o desligamento do Programa por decurso de prazo ou perda das bolsas de estudos.
As solicitações de defesa devem ser feitas com, no mínimo, 30 dias de antecedência, neste formulário.
A que tenho acesso como aluno regular?
Alunos regulares do PPG-FAU/UnB tem acesso a:
- Wi-fi gratuito, via UnBwireless ou eduroam;
- Laboratórios de informática da FAU;
- Biblioteca da FAU (CEDIARTE), localizada no mezanino central da FAU;
- Biblioteca Central (BCE), equipada livros, escâneres, sala de estudos em grupo e individuais para estudantes de pós-graduação;
- Laboratórios de pesquisa;
- Restaurante universitário, com café da manhã, almoço e jantar, de domingo a domingo;
- E-mail institucional da UnB;
- Carteira estudantil da UnB (virtual), que está disponível gratuitamente no SIGAA;
- Auxílios financeiros para pesquisa oriundos de recursos públicos do PPG-FAU/UnB, DAC, DPG, DPI, dentre outros órgãos da UnB;
- Bolsas de estudos nacionais e internacionais;
- Moradia estudantil;
- Cursos de extensão;
- Palestras, seminários, colóquios;
- Acesso ao SIGAA, o que possibilita emitir documentos digitais como o histórico escolar, comprovantes, grade horária, declarações, dentre outros documentos acadêmicos e administrativos. O manual encontra-se acessível em manual UnB Documentos Digitais.
- Outras informações estão acessíveis em http://www.boasvindas.unb.br e guia_do_calouro.indd (unb.br).
Como faço matrícula e tenho acesso a documentos no SIGAA como aluno regular?
O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas) é o sistema da UnB por meio do qual são realizadas as solicitações de pré-matrícula nas disciplinas e que posteriormente serão aceitas ou negadas no SIGAA pelo respectivo orientador. O SIGAA também permite ao estudante acessar declarações de aluno regular, grade horária, histórico escolar, comprovante de matrícula, período de curso, dentre outras informações acadêmicas e administrativas. Para acesso ao SIGAA é necessário login e senha. Demais informações para acesso estão acessíveis em https://sti.unb.br/estudante.
Quando e como deve ser solicitado o trancamento de disciplina e trancamento geral do curso?
- O trancameno de disciplina deve ser feito exclusivamente no SIGAA e implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s) dentro do prazo do calendário acadêmico.
- O trancamento geral de matrícula - TGM ocorre somente nos casos de impedimento involuntário (tratamento de saúde, licença-maternidade e afins) e implica na suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante durante o semestre. O TGM não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso, exceto por razões de saúde e afins. Caso haja necessidade, mantendo-se o impedimento involuntário, o TGM deve ser solicitado a cada semestre, pois não é renovado automaticamente.
Como solicitar licença maternidade?
- Conforme Resolução CPP Nº 04/2020, são asseguradas às discentes em licença maternidade: I. Trancamento Geral de Matrícula por Maternidade; e II. Extensão adicional do prazo máximo de permanência por 6 (seis) meses. Para realizar o Trancamento Geral de Matrícula, a discente deve enviar a certidão de nascimento juntamente por meio da solicitação disponível no site do Programa. Segundo a Resolução CPP Nº 03/2023, § 1º Para gozar da primeira modalidade, a (o) discente deverá encaminhar certidão de nascimento para a secretaria do respectivo Programa de Pós-Graduação, que instruirá o processo a ser encaminhado à Secretária de Assuntos Acadêmicos (SAA), para inserção do trancamento no sistema acadêmico, não necessitando de deliberação colegiada para tal. § 2º A segunda modalidade é facultada à (ao) discente que a solicite antes do final do período do Trancamento já concedido, no bojo do mesmo processo, não necessitando de deliberação colegiada. § 3º – O disposto no caput se aplica (à) ao discente que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adocao de crianca ou gozar a licenca maternidade em virtude do falecimento da mae da crianca. Para solicitar a extensão, basta encaminhar e-mail para secretaria da pós com o assunto "extensão adicional de prazo em virtude de licença maternidade".
Existe a possibilidade de solicitar prorrogação de prazo para defesa final?
É uma excepcionalidade e não deve ser adotada como praxe. Perante a apresentação de razões amplamentes justificadas e de cronograma que indique a viabilidade de conclusão da titulação, os prazos da defesa final poderão ser alterados por um período de até 06 (seis) meses no caso do mestrado e de até 12 (doze) meses no caso do Doutorado. O pedido será remetido a um relator da Área de Concentração e será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa. O pedido deve ser feito com, no mínimo, 60 dias de antecedência, neste formulário.
Como faço a ficha catalográfica para minha dissertação ou tese?
Segundo a ABNT, a ficha catalográfica é elemento de apresentação obrigatória. Deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação. Acesse o site da Biblioteca Central (BCE) para gerar sua ficha automaticamente.
O que tenho de fazer depois de apresentar o trabalho final? (homologação, diploma...)
Depois da Defesa, inicia-se o processo de homologação seguindo instruções do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG/UnB). Nessa etapa, o aluno deve se atentar a decisão da comissão examinadora que pode aprovar a dissertação/tese de forma direta (30 dias para envio dos documentos para Secretaria via Sistema Eletrônico de Informações - SEI); aprovar com revisão de forma (30 dias para apresentação do trabalho revisado e envio dos documentos para Secretaria) e decidir pela reformulação (prazo indicado pela comissão examinadora para defesa do trabalho perante a mesma banca examinadora e envio dos documentos para Secretaria). Após a conclusão dessas etapas, o processo segue para Homologação feita pelo o Decanato e o aluno pode emitir o seu diploma exclusivamente eletrônico por meio do endereço SAA - Diplomas e Certificados (unb.br).
Qual o valor da bolsa e quem pode concorrer?
Os valores das bolsas podem sofrer alterações de acordo com a política pública. Atualmente os valores são: R$ 2.100,00 para o mestrado e R$ 3.100,00 para o Doutorado. Para concorrer à bolsa, basta ser aluno regular, obter somente menções ente MS e SS, não possuir vínculo empregatício, fixar residência na cidade onde realiza o curso e demonstrar dedicação exclusiva à pesquisa junto ao Programa. O interessado faz o pedido junto à Secretaria e entra em uma fila e, conforme as vagas forem surgindo, o aluno é chamado para assinar um Termo de Compromisso.
* O sistema da CAPES e CNPQ só permite conta corrente do Banco do Brasil sobre a qual o aluno deverá ser o titular.
Como é definida a quota de bolsas que cada departamento recebe?
O Decanato de Pós-Graduação administra e distribui as bolsas para os departamentos. Sempre há um número limitado de bolsas e a procura é sempre maior que a oferta. Por isso, é preciso saber os critérios do Programa antes de entrar na lista de espera
Posso acumular bolsa?
RESOLUÇÃO DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2023
Na condição de aluno portador de diploma, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outra instituição de pós-graduação?
Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O orientador analisa o histórico escolar, as ementas das disciplinas cursadas pelo aluno na outra instituição de ensino superior e verifica a sua equivalência com disciplinas do currículo do curso de Arquitetura do PPG-FAU. Havendo equivalência, a disciplina cursada na outra instituição de ensino superior é aproveitada como correspondente à disciplina do currículo do PPG-FAU/UnB. Há um limite de 70% dos créditos totais de mestrado (18 créditos de 26) e doutorado (26 créditos de 38).
Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas como aluno especial?
Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O aluno retira a “Declaração de Aluno Especial” nos postos avançados da SAA (Secretaria de Administração Acadêmica), digitaliza, anexa o formulário de “Solicitação de Aproveitamento de Estudos” e nos envia pelo formulário oficial. Dessa forma, aproveitam-se as disciplinas solicitadas no limite de 50% dos créditos totais de mestrado (12 créditos de 26) e doutorado (18 créditos de 38).
O que é monitoria e como funciona?
Entende-se por Monitoria, uma modalidade específica de ensino aprendizagem, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação, e inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos. Maiores informações podem ser acessadas na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG).
O que é "Aluno Especial", como funciona?
É uma outra forma de participar da Pós-Graduação. Isso é possível no período aberto conforme deliberação do PPG-FAU/UnB. De acordo com a Resolução CEPE 91/2004, poderá ser admitida a matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação, conforme a disponibilidade de vagas, de alunos que demonstrem a capacidade de cursá-las. Dessa forma, a matrícula é direcionada aos portadores de diploma de graduação que não estejam registrados como aluno regular. Essa modalidade de participação não cria nenhum vínculo com o PPG-FAU/UnB e é feita por meio de pagamento de taxa de inscrição e créditos. A vantagem é poder aproveitar essa disciplinas se um dia o aluno vier a se tornar aluno regular por meio da seleção pública.
Qual a menção mínima para ser aprovado em uma disciplina e em quantas aulas posso me ausentar?
É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM. É reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR e/ou se obtiver menção igual ou inferior a MI. Consulte o Regimento Geral da UnB.
Quais são as menções e suas equivalências numéricas?
SS (Superior) | 9,0 a 10 |
MS (Médio superior) | 7,0 a 8,9 |
MM (Médio) | 5,0 a 6,9 |
MI (Médio inferior) | 3,0 a 4,9 |
II (Inferior) | 0,1 a 2,9 |
SR (Sem rendimento) | zero |
Como Acessar a WI-FI na BCE e Bibliotecas Setoriais?
O acesso à rede sem fio nas bibliotecas do SiB-UnB é permitido por meio da UnB Wireless. Para os usuários pertencentes à comunidade acadêmica, basta utilizar a rede como é efetuado nos demais pontos de acesso da Universidade, conforme as orientações da Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB.
Aos usuários externos que vêm às bibliotecas da UnB para estudo e/ou pesquisa é necessário efetuar cadastro para a obtenção do login e senha. Para isso, procure algum colaborador da unidade de informação portando documento pessoal com foto e CPF.
O cadastro dos usuários externos para uso da UnB Wireless foi iniciado em 11/02/2019, após o cadastro, o usuário deverá renovar o acesso a cada 365 dias.