Institucional

30 de Junho de 2022

Circular nº 06/2022/2022/ PPG/FAU /FAU

Em  09 de agosto de 2022.

 

Para: Colegiado do PPG-FAU/UnB

Assunto: Convocação para reunião do Colegiado n.º 06/2022.

 

Prezados professores,  representantes discentes e administrativo,

 

Convocamos Vossa Senhoria para reunião do Colegiado de Pós-Graduação da FAU-UnB, a realizar-se no dia  12 de agosto de 2022, sexta-feira, às 14h, por meio de videoconferência, através da ferramenta TEAMS, com a seguinte pauta:

 

  1. Informes;

  2. Ata da reunião do Colegiado n.º 05/2022. SEI n.º 23106.077903/2022-10

  3. Processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado da FAU/UnB. SEI n.º 23106.056200/2022-58;

  4. Seleção de docentes para credenciamento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - quadriênio 2022-2025. SEI n.º 23106.065523/2022-32.

  5. Nova representação discente.

  6. Pedido de Nathaly Sarasty Narváez para credenciamento como Pesquisadora Colaboradora Assistente. Relator: Prof. Daniel Richard Sant'Ana. SEI n.º 23106.083528/2022-47.

  7. Pedido de Luiz Roberto da Cunha Freitas Junior para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relator: Prof. Daniel Richard Sant'Ana. SEI n.º 23106.090833/2022-95.

  8. Pedido de Glaucyo de Oliveira Santos para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relatora: Profa. Marta Adriana Bustos Romero. SEI n.º 23106.093076/2022-10.

  9. Pedido de Fabiola Caroline Furtado Barros Carneiro para credenciamento como Pesquisador Colaborador Júnior I. Relator: Prof. Márcio Augusto Roma Buzar. SEI n.º 23106.093375/2022-46.

  10. Outros assuntos.

 

Atenciosamente,


 

Documento assinado eletronicamente por Caio Frederico e SilvaCoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 09/08/2022, às 19:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.

09 de Junho de 2022

Aluno especial no PPG-FAU/UnB - 2022/1

 

Inscrições homologadas

 

202200860046737 

202200860046634 

202200860046619 

202200860046506 

202200860046447 

202200860046432 

202200860046424 

202200860046374 

202200860046371 

202200860046161 

202200860046154 

202200860046148 

202200860046124 

202200860046110 

202200860046103 

202200860046095 

202200860045978 

202200860045823 

202200860045801 

 

Inscrições não homologadas

 

202200860046596 - número de referência informado na GRU difere do requerido em Edital.

 

 

25 de Setembro de 2021

 

O PPG- FAU atualmente possui a nota 05 do conceito CAPES.

 

 

26 de Maio de 2021

 
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, no uso de suas atribuições legais, torna públicas e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Doutorado e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em conformidade com as exigências do Regulamento deste programa e da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB n.º 80/2017.

O Edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em reunião realizada no dia 23 de abril de 2020 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Brasília.

 

Curso

Doutorado e Mestrado Acadêmico

 

Vagas

Número de vagas para candidatos residentes no país e no exterior:

  • Doutorado: 14 (quatorze)
  • Mestrado Acadêmico: 47 (quarenta e sete) 

 

Inscrições

Início: 10/08/2020

Término: 23/08/2020

Atendimento da Secretaria do PPG:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Taxa: R$ 200,00 inscrição.

 

 

 
Doutorado e Mestrado Acadêmico

INSCRIÇÕES
 
botaoinsc Inscrição Online
EDITAIS, COMUNICADOS E INFORMAÇÕES
pdf 03/08/2020    Edital nº 1/2020
 pdf 10/08/2020   Ficha de inscrição
pdf 10/08/2020 GRU - Guia de Recolhimento
pdf 10/08/2020 Tabela de pontuação
pdf 10/08/2020 Currículo - Candidatos residentes no exterior
pdf 17/08/2020 Aviso
pdf 20/08/2020 Edital de retificação n. 02/2020
pdf 21/08/2020 Aviso - Prorrogação de prazo para inscrição na seleção
pdf 27/08/2020 Edital de retificação n. 03/2020
pdf 04/09/2020 Homologação de inscrições
pdf 04/09/2020 Formulário para recursos
pdf 15/09/2020 Homologação de inscrições após recursos
  15/09/2020 Formulário eletrônico para envio da tabela de pontuação e comprovantes
pdf 18.09.2020 Homologação de inscrições após recursos 
pdf 02.10.2020 Nota do Projeto de Pesquisa e Curriculo Lattes
pdf 16.10.2020 Nota do projeto de Pessquisa e Currículo Lattes após recursos
pdf 16.10.2020 Arguição Oral
pdf 04.11.2020 Nota da Arguição Oral
pdf 03.12.2020 Comunicado 1 - divulgação do Resultado Final
pdf 19.12.2020 Resultado Final (mestrado e doutorado)
pdf 23.12.2020 Formulário - Confirmação de Ingresso e Proficiência
pdf 23.12.2020 Comunicado 2 - sobre Confirmação de Ingresso e Proficiência
pdf 30.12.2020 Comunicado 3 - sobre Confirmação de Ingresso e Proficiência (novas instruções)
  30.12.2020 Link - Formulário Eletrônico Oficial


 

 
 

20 de Maio de 2021

  • O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
  • O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
  • Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
  • A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
  • A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
  • De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
  • O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf

Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)

12.08.20 (Atuais)

Esclarecimento preliminar
O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
Como serão as aulas quando o semestre voltar?
Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
Como serão realizadas as bancas?
As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
Mande sua dúvida para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.

28 de Fevereiro de 2019

implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s) dentro do prazo do calendário acadêmico.

Seção especial para estudantes e professores: perguntas e respostas sobre rotinas acadêmicas e administrativas

 

Como é divulgado o edital de seleção pública para o mestrado e doutorado do PPG-FAU/UnB?

 

O edital de seleção pública, respectivo cronograma, documentações e demais etapas do processo seletivo são divulgados por meio eletrônico, site oficial do PPG-FAU/UnB, instagram e site oficial do Decanato de Pós-Graduação.

 

 

Como a pesquisa que pretendo desenvolver no PPG-FAU/UnB é aderente ao Programa ou como posso escolher um tema para desenvolver pesquisas?

 

No menu “Pesquisa e Extensão”, há informações sobre as três Áreas de Concentração do Programa: Teoria, História e Crítica - THCTecnologia, Ambiente e Sustentabilidade - TAS e Projeto e Planejamento - PP, com as respectivas Linhas de Pesquisa. Dessa forma, é possível ter uma avaliação sobre os temas das pesquisas em que o Programa se fundamenta.

Em caso de dúvidas sobre as linhas de pesquisa e temas aderentes ao Programa, a lista dos docentes credenciados no PPG-FAU/UnB consta em https://www.ppgfau.unb.br/teste/docentes.

 

 

Quais documentações devem ser apresentadas para fazer a seleção pública?

 

Todas as documentações a serem apresentadas constarão no edital de seleção pública.

 

De modo geral, a pessoa candidata ao mestrado deve apresentar no ato da inscrição:

 

- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 01 (uma) língua estrangeira. O rol de instituições válidas constará no edital;

- Diploma de curso superior, em qualquer área de conhecimento;

Documento de Identidade ou equivalente;

- Histórico escolar do curso de graduação;

- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/

Projeto de Pesquisa de Dissertação;

- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos - 2019 a 2023).

 

De modo geral, a pessoa candidata ao doutorado deve apresentar no ato da inscrição: 

 

- Certificado de proficiência leitora em, no mínimo, 02 (duas) línguas estrangeiras. O rol de instituições válidas constará no edital;

- Diploma de curso superior (graduação), em qualquer área de conhecimento;

- Histórico escolar do curso de graduação;

Diploma de mestrado, em qualquer área de conhecimento;

- Histórico escolar do curso de mestrado;

Documento de Identidade ou equivalente;

- Produção acadêmica registrada no currículo lattes. O lattes deve ser feito no site https://lattes.cnpq.br/

Projeto de Pesquisa de Tese;

- Trabalhos acadêmicos (produção bibliográfica, técnica ou artística dos últimos 5 anos - 2019 a 2023).

 

 

Quais procedimentos devem ser seguidos para concorrer à seleção pública?

 

Após a publicação oficial do edital de seleção pública, a pessoa candidata que se considere apta a concorrer à seleção pública deve pagar a inscrição no valor de R$ 220,00, digitalizar os documentos solicitados no edital e se inscrever pelo site. As formas de isenção para servidores da UnB e demais pessoas interessadas estarão disponíveis no edital. Para mais informações sobre a seleção pública consulte no site do PPG-FAU/UnB a aba "Quero fazer Parte do Programa".

 

 

Quais são as etapas do processo seletivo?

 

As etapas são detalhadas no edital e respectivo cronograma. São analisados pela Comissão:

 

- Documentos pessoais;

- Correto preenchimento do formulário de inscrição, com todos os dados e informações solicitadas;

- Projetos de pesquisa de dissertação ou tese aderentes ao PPG-FAU/UnB;

- Certificação de proficiência em língua estrangeira válida e atual;

- Análise de produção intelectual, via currículo lattes e publicações acadêmicas dos últimos 05 anos - de 2019 a 2023;

- Prova oral para defesa e demonstrativo da viabilidade do projeto de pesquisa, com entrevista virtual.

 

 

Após entrar no Programa como aluno regular quais prazos devem ser cumpridos para a apresentação das defesas intermediárias e finais?

 

Prazos para as defesas de mestrado:
Defesa de projeto de dissertação (intermediária) - 15 meses após a entrada no Programa.    
Defesa final de dissertação (final) - 24 meses após a entrada no Programa. 

Prazos para as defesas de doutorado:
Defesa de exame de qualificação de tese (intermediária) - 30 meses após a entrada no Programa. 
Defesa final de tese (final) - 48 meses após a entrada no Programa. 

 

O tempo de titulação deve ser cumprido tempestivamente para que não haja o desligamento do Programa por decurso de prazo ou perda das bolsas de estudos.

 

As solicitações de defesa devem ser feitas com, no mínimo, 30 dias de antecedência, neste formulário.

 

 

A que tenho acesso como aluno regular? 

 

Alunos regulares do PPG-FAU/UnB tem acesso a:

 

- Wi-fi gratuito, via UnBwireless ou eduroam;

- Laboratórios de informática da FAU;

- Biblioteca da FAU (CEDIARTE), localizada no mezanino central da FAU;

- Biblioteca Central (BCE), equipada livros, escâneres, sala de estudos em grupo e individuais para estudantes de pós-graduação;

- Laboratórios de pesquisa; 

Restaurante universitário, com café da manhã, almoço e janta, de domingo a domingo;

E-mail institucional da UnB;

Carteira estudantil da UnB (virtual), que está disponível gratuitamente no SIGAA;

- Auxílios financeiros oriundos do PPG-FAU/UnB, DAC, DPG, DPI, dentre outros órgãos da UnB;

- Bolsas de estudos nacionais e internacionais;

- Moradia estudantil;

- Cursos de extensão;

- Palestras, seminários, colóquios;

- Acesso ao SIGAA, o que possibilita emitir documentos digitais como o histórico escolar, comprovantes, grade horária, declarações, dentre outros documentos acadêmicos e administrativos). O manual encontra-se acessível em manual UnB Documentos Digitais

- Outras informações estão acessíveis em http://www.boasvindas.unb.br e guia_do_calouro.indd (unb.br).

 

Como faço matrícula e tenho acesso a documentos no SIGAA como aluno regular? 

 

SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas) é o sistema da UnB por meio do qual são realizadas as solicitações de pré-matrícula nas disciplinas e que posteriormente serão aceitas ou negadas no SIGAA pelo respectivo orientador. O SIGAA também permite ao estudante acessar declarações de aluno regular, grade horária, histórico escolar, comprovante de matrícula, período de curso, dentre outras informações acadêmicas e administrativas. Para acesso ao SIGAA é necessário login e senha. Demais informações para acesso estão acessíveis em https://sti.unb.br/estudante.

 

Quando e como deve ser solicitado o trancamento de disciplina e trancamento geral do curso? 

 

- O trancameno de disciplina deve ser feito exclusivamente no SIGAA e implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s) dentro do prazo do calendário acadêmico.

 

- O trancamento geral de matrícula - TGM ocorre somente nos casos de impedimento involuntário (tratamento de saúde, licença-maternidade e afins) e implica na suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante durante o semestre. O TGM não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso, exceto por razões de saúde e afins. Caso haja necessidade, mantendo-se o impedimento involuntário, o TGM deve ser solicitado a cada semestre, pois não é renovado automaticamente.

 

 

Existe a possibilidade de solicitar prorrogação de prazo para defesa final?

 

É uma excepcionalidade e não deve ser adotada como praxe. Perante a apresentação de razões amplamentes justificadas e de cronograma que indique a viabilidade de conclusão da titulação, os prazos da defesa final poderão ser alterados por um período de até 06 (seis) meses no caso do mestrado e de até 12 (doze) meses no caso do Doutorado. O pedido será remetido a um relator da Área de Concentração e será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa. O pedido deve ser feito com, no mínimo, 60 dias de antecedência, neste formulário.

 

Como faço a ficha catalográfica para minha dissertação ou tese?

Segundo a ABNT, a ficha catalográfica é elemento de apresentação obrigatória. Deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação. Acesse o site da Biblioteca Central (BCE) para gerar sua ficha automaticamente.

 

O que tenho de fazer depois de apresentar o trabalho final? (homologação, diploma...)

Depois da Defesa, inicia-se o processo de homologação seguindo instruções do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG/UnB). Nessa etapa, o aluno deve se atentar a decisão da comissão examinadora que pode aprovar a dissertação/tese de forma direta (15 dias para envio dos documentos para Secretaria via Sistema Eletrônico de Informações - SEI); aprovar com revisão de forma (30 dias para apresentação do trabalho revisado e envio dos documentos para Secretaria) e decidir pela reformulação (prazo indicado pela comissão examinadora para defesa do trabalho perante a mesma banca examinadora e envio dos documentos para Secretaria). Após a conclusão dessas etapas, o processo segue para Homologação feita pelo o Decanato e o aluno pode emitir o seu diploma exclusivamente eletrônico por meio do endereço SAA - Diplomas e Certificados (unb.br).

 

Qual o valor da bolsa e quem pode concorrer?

Os valores das bolsas podem sofrer alterações de acordo com a política pública. Atualmente os valores são: R$ 2.100,00 para o mestrado e R$ 3.100,00 para o Doutorado. Para concorrer à bolsa, basta ser aluno regular, obter somente menções ente MS e SS, não possuir vínculo empregatício, fixar residência na cidade onde realiza o curso e demonstrar dedicação exclusiva à pesquisa junto ao Programa. O interessado faz o pedido junto à Secretaria e entra em uma “fila” e, conforme as vagas forem surgindo, o aluno é chamado para assinar um Termo de Compromisso.

* O sistema da CAPES e CNPQ só permite conta corrente do Banco do Brasil sobre a qual o aluno deverá ser o titular.

 

Como é definida a quota de bolsas que cada departamento recebe?

O Decanato de Pós-Graduação administra e distribui as bolsas para os departamentos. Sempre há um número limitado de bolsas e a procura é sempre maior que a oferta. Por isso, é preciso saber os critérios do Programa antes de entrar na lista de espera

 

Posso acumular bolsa?

RESOLUÇÃO DA CÂMARA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2023

 

Na condição de aluno portador de diploma, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outra instituição de pós-graduação?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O orientador analisa o histórico escolar, as ementas das disciplinas cursadas pelo aluno na outra instituição de ensino superior e verifica a sua equivalência com disciplinas do currículo do curso de Arquitetura do PPG-FAU. Havendo equivalência, a disciplina cursada na outra instituição de ensino superior é aproveitada como correspondente à disciplina do currículo da FAU/UnB. Há um limite de 70% dos créditos totais de mestrado (18 créditos de 26) e doutorado (26 créditos de 38).

 

Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas como aluno especial?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O aluno retira a “Declaração de Aluno Especial” nos postos avançados da SAA (Secretaria de Administração Acadêmica), digitaliza, anexa o formulário de “Solicitação de Aproveitamento de Estudos” e nos envia por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Dessa forma, aproveitam-se as disciplinas solicitadas no limite de 50% dos créditos totais de mestrado (12 créditos de 26) e doutorado (18 créditos de 38).

 

 

Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outro departamento da UnB?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos na modalidade “Domínio Conexo”. O aluno deve preencher o formulário “Inclusão de Disciplinas em Domínio Conexo” junto com o orientador que justifica os conhecimentos complementares, teóricos e metodológicos, de outros campos de conhecimento. Feito isso, o formulário deve ser enviado por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Há um limite de 8 créditos para aproveitar.

 

 

O que é monitoria e como funciona?

Entende-se por Monitoria, uma modalidade específica de ensino aprendizagem, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação, e inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos. Maiores informações podem ser acessadas na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG).

 

 

O que é "Aluno Especial", como funciona?

É uma outra forma de participar da Pós-Graduação. Isso é possível no período aberto sempre nos dois primeiros dias de aula conforme o calendário acadêmico da Secretaria de Administração Acadêmica - SAA. De acordo com a Resolução CEPE 91/2004, poderá ser admitida a matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação, conforme a disponibilidade de vagas, de alunos que demonstrem a capacidade de cursá-las. Dessa forma, a matrícula é direcionada aos portadores de diploma de graduação que não estejam registrados como aluno regular. Essa modalidade de participação não cria nenhum vínculo com o PPG-FAU e é feita por meio de pagamento de taxa de inscrição e créditos.

 

Qual a menção mínima para ser aprovado em uma disciplina e em quantas aulas posso me ausentar?

É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM. É reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR e/ou se obtiver menção igual ou inferior a MI. Consulte o Regimento Geral da UnB

 

Quais são as menções e suas equivalências numéricas?

SS (Superior) 9,0 a 10
MS (Médio superior) 7,0 a 8,9
MM (Médio) 5,0 a 6,9
MI (Médio inferior) 3,0 a 4,9
II (Inferior) 0,1 a 2,9
SR (Sem rendimento) zero

 

 

Como Acessar a WI-FI na BCE e Bibliotecas Setoriais?

O acesso à rede sem fio nas bibliotecas do SiB-UnB é permitido por meio da UnB Wireless. Para os usuários pertencentes à comunidade acadêmica, basta utilizar a rede como é efetuado nos demais pontos de acesso da Universidade, conforme as orientações da Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB.

Aos usuários externos que vêm às bibliotecas da UnB para estudo e/ou pesquisa é necessário efetuar cadastro para a obtenção do login e senha. Para isso, procure algum colaborador da unidade de informação portando documento pessoal com foto e CPF.

O cadastro dos usuários externos para uso da UnB Wireless foi iniciado em 11/02/2019, após o cadastro, o usuário deverá renovar o acesso a cada 365 dias.