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Sexta, 25 de Abril de 2025 - 09:30
Defesa de projeto de dissertação de Hiago Lacerda da Silva

MORADA CANDANGA: A Fazendinha da Vila Planalto como vestígio de uma Brasília em construção

Terça, 29 de Abril de 2025 - 14:00
Defesa de tese de Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria

REQUALIFICAÇÃO ENERGÉTICA E AMBIENTAL: Otimização multiobjetiva do desempenho de um edifício público na cidade de Goiânia

Terça, 29 de Abril de 2025 - 14:30
Defesa de tese de Gledson Rodrigues do Nascimento

ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: PERCURSOS ENTRE O VERNACULAR E O ECLETISMO EM CIDADES GOIANAS​

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      O Grupo de Pesquisa e Laboratório de Assessoria Sociotécnica PERIFÉRICO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), em parceria com o Grupo HABIS (IAU/USP), o Laboratório de Estudos do Meio Ambiente (LEMA - EECA/UFG), o Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH - DARQ/PPGAU/UFRN) e o Laboratório de Projetos (LABPROJ - DAU/UFG/Campus Goiás), tem o prazer em anunciar o   IV Colóquio Habitat, Cidadania e Agroecologia no Campo, nas Águas e Florestas   que acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2025, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília/DF.   Ao longo de suas edições anteriores - realizadas em 2006 (Ceará Mirim/RN), 2011 (São Carlos/SP) e 2015 (Brasília/DF) - este evento tem se configurado em um esforço de professores e pesquisadores, especialmente da área de Arquitetura e Urbanismo, em debater a questão da habitação nos diversos territórios rurais brasileiros.   Com o tema “Ocupar, conquistar e habitar os territórios rurais em disputa, no Brasil e na América Latina, a quarta edição do Colóquio retorna a Brasília, e as atividades previstas para sua programação (Conferência de Abertura, Mesas Redondas, Sessões de Experiências, Sessões Temáticas, Lançamentos de Livros, Exposições, Feiras, Visita Técnica e a fundação da Rede Latino-Americana de Estudos sobre os Habitats Rurais) serão importantes espaços para:   1. Retomarmos e ampliarmos os debates científicos, técnicos e políticos, não apenas referentes ao problema habitacional nas áreas rurais, mas, também, sobre os processos constitutivos dos habitats rurais, do Brasil e de outros países latino-americanos; 2. Contribuirmos com as interlocuções entre o campo teórico-prático da Arquitetura, do Planejamento Territorial e da Construção, e outras áreas do conhecimento; 3. Incentivarmos a formação, a troca de experiências, a divulgação técnica e científica, e o diálogo entre os povos rurais, movimentos sociais, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, representantes de órgãos governamentais e de organizações da sociedade civil.   As pré-inscrições estarão abertas até 31/08 e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu3M1q5DMbAwQxSW6mKO6E6YbGmy-snf49PPA3iljezH35IQ/viewform   Os artigos completos, para cada uma das 9 Sessões Temáticas, poderão ser enviados até 30/06, para: ivcoloquioartigos@gmail.com   As normas de submissão dos trabalhos, assim como o Template com as orientações de formatação, e demais informações, podem ser acessadas no site do evento: ivcoloquio2025.wixsite.com/periferico   Não deixe de também acompanhar as atualizações no Instagram: @ivcoloquio2025   Esperamos vocês!   Comissão Organizadora Grupo de Pesquisa e Extensão PERIFÉRICO (FAU/UnB) Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS - IAU/USP) Laboratório de Estudos do Meio Ambiente (LEMA - EECA/UFG) Grupos de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH/DARQ/PPGAU/UFRN) Laboratório de Projetos (Depto. de Arquitetura e Urbanismo da UFG/Campus Goiás)  

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      Nome Curso Orientador       Doutorado           Amanda Moura Pinheiro Doutorado Cláudia Naves David Amorim Carolina Vivas da Costa Milagre Doutorado Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes Caroline Cristiane Rocha Doutorado Liza Maria Souza de Andrade Daniela Arruda Guterres Soares Doutorado Marta Adriana Bustos Romero Danilo Vieira de Carvalho Doutorado Daniel Richard Sant`Ana Flora Egécia Oliveira Morais Doutorado Carlos Henrique Magalhães Lima Francisco Ricardo Costa Pinto Doutorado Ana Elisabete de Almeida Medeiros Gabriel Elias Parente Barreto Oka Doutorado Ana Paula Campos Gurgel Iracilde Titan Lima e Silva Doutorado Daniel Richard Sant`Ana João Magnus Barbosa Leite Pereira Pires Doutorado Luciana Saboia Fonseca Cruz João Renato Carneiro de Aguiar Doutorado   Lívia Silva Brandão Doutorado João da Costa Pantoja Lyvia Fialho Soares de Moraes Doutorado Valério Augusto Soares de Medeiros Marco Túlio Bones Soares Doutorado Cláudia Naves David Amorim Raysa Oliveira Spindola Doutorado Caio Frederico e Silva Yuri Nascimento Paes da Costa Doutorado Carlos Henrique Magalhães Lima       Mestrado           Aline dos Santos Silva Mestrado Neander Furtado Silva Allyson Matheus da Silva Mestrado Ricardo Trevisan Amanda Mendes de Lima Mestrado Luciana Saboia Fonseca Cruz Ana Elisa Carnauba Rodrigues Mestrado Maria Fernanda Derntl Andre Luis Cerqueira de Oliveira Cobbe Mestrado Valério Augusto Soares de Medeiros Bruna Leite Lopes Mestrado Ricardo Trevisan Felipe Miranda Rodrigues Mestrado Carlos Henrique Magalhães Lima Gabriel Lopes Montanine Mestrado Vanda Alice Garcia Zanoni Gabriela Miranda Sampaio Freires Mestrado Rômulo José da Costa Ribeiro Gedeilson da Silva Lima Mestrado Maria do Carmo de Lima Bezerra Guido Saboya de Aragão Mestrado Ricardo Trevisan Guilherme Oliveira Sales Mestrado Caio Frederico e Silva Heloisa Melo Moura Mestrado Liza Maria Souza de Andrade Iandra Beatriz Praxedes da Costa Mestrado Ana Elisabete de Almeida Medeiros Icaro Ramos Seleme Mestrado Elane Ribeiro Peixoto Igor Dourado de Faria Mestrado   Jane Cristina do Carmo Santana Mestrado Maria do Carmo de Lima Bezerra Joabson Almeida Freitas Souza Mestrado Liza Maria Souza de Andrade João Victor Che Vilanova Rodrigues Mestrado Maria Fernanda Derntl João Vitor Lopes Lima Farias Mestrado Marta Adriana Bustos Romero João Vitor Lourenço Soares Mestrado Chênia Rocha Figueiredo Julia Bianchi Ferreira Mestrado Maria Fernanda Derntl Kildere Whikichan Cezario Mestrado Raquel Naves Blumenschein Larissa Timbó de Souza Mestrado Ricardo Trevisan Luíza Rego Dias Coêlho Mestrado Sylvia Ficher Mariana Vieira de Mello Mestrado Sylvia Ficher Marina Botelho Gardes Mestrado Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes Marlise Bohn Guimarães Mestrado Cláudia Naves David Amorim Matheus Rudo Antoniassi Pereira de Oliveira Mestrado Ana Paula Campos Gurgel Paloma Ludmyla Morais de Medeiros Mestrado Rômulo José da Costa Ribeiro Paula Iohana Razeira Mestrado Liza Maria Souza de Andrade Pedro Gomes Ferreira Mestrado Márcio Augusto Roma Buzar Rafael Santos Silva Mestrado Flaviana Barreto Lira Rubens Ferreira Filho Mestrado Carolina Pescatori Candido da Silva Viviane Ribeiro Correia Mestrado Pedro Paulo Palazzo de Almeida Wilson Eulalio Porto Mestrado Valério Augusto Soares de Medeiros

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    Divulgação das pessoas selecionadas que tiveram a documentação aceita pelo PPG-FAU/UnB e que será analisada pelo DPG e SAA.   Doutorado   Amanda Moura PinheiroCarolina Vivas da Costa MilagreCaroline Cristiane RochaDaniela Arruda Guterres SoaresDanilo Vieira de CarvalhoFlora Egécia Oliveira MoraisFrancisco Ricardo Costa PintoGabriel Elias Parente Barreto OkaIracilde Titan Lima e SilvaJoão Magnus Barbosa Leite Pereira PiresJoão Renato Carneiro de AguiarLívia Silva BrandãoLyvia Fialho Soares de MoraesMarco Túlio Bones SoaresRaysa Oliveira SpindolaYuri Nascimento Paes da Costa   Mestrado   Aline dos Santos SilvaAllyson Matheus da SilvaAmanda Mendes de LimaAna Elisa Carnauba RodriguesAndre Luis Cerqueira de Oliveira CobbeBruna Leite LopesFelipe Miranda RodriguesGabriel Lopes MontanineGabriela Miranda Sampaio FreiresGuido Saboya de AragãoGuilherme Oliveira SalesHeloisa Melo MouraIandra Beatriz Praxedes da CostaIcaro Ramos SelemeIgor Dourado de FariaJane Cristina do Carmo SantanaJoabson Almeida Freitas SouzaJoão Victor Che Vilanova RodriguesJoão Vitor Lopes Lima FariasJoão Vitor Lourenço SoaresJulia Bianchi FerreiraKildere Whikichan CezarioLarissa Timbó de SouzaLuíza Rego Dias CoêlhoMariana Vieira de MelloMarina Botelho GardesMarlise Bohn GuimarãesMatheus Rudo Antoniassi Pereira de OliveiraPaloma Ludmyla Morais de MedeirosPaula Iohana RazeiraPedro Gomes FerreiraRafael Santos SilvaRubens Ferreira FilhoViviane Ribeiro Correia Wilson Eulalio Porto

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    Os servidores do PPG-FAU aderiram ao PGD, em 09/10/2024, atendendo presencialmente e remotamente em novos horários. Confira as informações.   Chat pelo teams e e-mail institucional: ppg-fau@unb.br    Os 03 servidores da Secretaria do PPG-FAU/UnB aderiram, a partir de 09/10/2024, ao Programa de Gestão de Desempenho - PGD, implementado pelo Governo Federal, prestando serviços públicos na forma híbrida, ou seja, presencial e remota (teams, e-mail institucional e ramal webex).   A equipe atende à comunidade todos os dias, de segunda a sexta. Nessa moderna forma de prestação de serviços públicos orientada a resultados, a cidadã e o cidadão escolhem como desejam ser atendidos, podendo ser ou presencial ou remoto (utilizando tecnologias como teams e e-mails institucionais) ou pelo ramal institucional virtual webex.   Os 03 servidores, dias, horários e tecnologias a serem utilizadas para facilitar o atendimento constam a seguir:   Servidor técnico-administrativo: Francisco Júnior. Cargo: Recepcionista. Horário de atendimento presencial: de segunda a quinta, das 07:45 às 11:45. Horário de atendimento remoto: de segunda a quinta, das 14:00 às 18:00 e sexta, das 07:45 às 11:45 e das 14:00 às 18:00. Ramal institucional virtual webex: (61) 3107-7439. Chat pelo teams e e-mail institucional: franciscojr@unb.br.   Servidor técnico-administrativo: Diego Luna. Cargo: Assistente em Administração.  Horário de atendimento presencial: terça e sexta, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00. Horário de atendimento remoto: segunda, quarta e quinta, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00. Ramal institucional virtual webex: (61) 3107-7440. Chat pelo teams e e-mail institucional: diegoluna@unb.br.   Servidor técnico-administrativo: Danilo dos Santos.  Cargo: Assistente em Administração.  Horário de atendimento presencial: quinta e sexta, das 07:00 às 11:00 e das 12:00 às 16:00. Horário de atendimento remoto: de segunda a quarta, das 07:00 às 11:00 e das 12:00 às 16:00. Ramal institucional virtual webex: (61) 3107-7441.  Chat pelo teams e e-mail institucional: danilojunior@unb.br.  

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    Certificado | Premiados e Menções Honrosas | Prêmio ANPARQ 2024 Modalidade Projeto de Extensão Em nome da ANPARQ, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, vimos certificar que o trabalho Programa de Residência Multiprofissional CTS Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica: Vivências Territoriais de autoria de Projeto: Liza Maria Souza de Andrade e Ricardo Neder, recebeu menção honrosa na modalidade Projeto de Extensão do Prêmio ANPARQ 2024. Equipe: Flaviane Canavesi, Aldira Dominguez, Vânia Loureiro, Perci Coelho, Flávio Costa, Heliana Mettig Rocha; Cristiane Guinâncio, Vanda Zanoni, João Pantoja, Cristiane Barreto, Marcio Busson, Maria Luiza Pereira, Luiz Carlos Spiller, Luis Antonio Pasquetti, Ana Luiza Aureliano Silva, Valmor Pazos, Juliette Lenoir, Natália Lemos, Luana Figueiredo Oliveira, Luís Guilherme de Andrade, Lívia Barros, Diogo Sakai, Simone Tostes, Ariadne Moraes, Abel Escovedo, Acácio Machado, Alexandra Cavalcante, Fernanda Keler, Francisco Bittencourt, Geovana Santos, Guiga Nery, Gustavina da Silva, Heloisa Moura, Jéssica Franco, Jéssyca Ribeiro, Larissa Cordeiro, Letícia Claro, Lucas Mazocco, Luís Reis, Marcos Cruz dos Santos, Matheus Oliveira, Nadi Santos, Paula Iohana, Priscila Castro, Rafael Bastos; Raissa Gramacho, Talyrand Jorcelino, Thiago Mendonça, Valmor Pazos Filho, Vitória Bartholo, Watson Chaves, João Vitor Lima, Mariana Maia. A premiação é o momento em que se estabelece o contato da associação com a produção acadêmica de pós-graduação do Brasil e uma maneira de valorizá-la. Desta forma, constitui-se em uma celebração de importância própria da área de Arquitetura e Urbanismo.  

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      O Grupo de Pesquisa “LAB - Mulheres, Arquitetura e Territórios”, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo de uma bolsista para integrar a equipe do projeto "Diretrizes para o Projeto Arquitetônico e Executivo da Casa da Mulher Indígena".

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    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAU   1.1 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - PPG-FAU/UnB, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece com base nas normas, o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Interinstitucional do PPG-FAU/UnB e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, em conformidade com as exigências do Regulamento deste PPG-FAU/UnB e das Resoluções nº 080/2021, nº 044/2020 e nº 090/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB, Resoluções nº 05/2020, nº 06/2020 e nº 11/2020 da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB.   1.2 O presente edital foi aprovado pela Comissão de Pós-Graduação do PPG-FAU/UnB, em reunião realizada em 08 de novembro de 2024 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília.   CURSO   Mestrado Interinstitucional - Universidade de brasília (UnB) e a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.   VAGAS   1.3 Este processo seletivo será realizado por meio de 06 (seis) sistemas de vagas, a saber: a) Sistema Universal - ampla concorrência; b) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Negras(os); c) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Povos Indígenas; d) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Quilombolas; e) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência - PCD; e f) Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP - 2024) - Vagas para servidores da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.   Período de inscrições.   de 23/12/2024 a 31/01/2025.   Valor da taxa de inscrição.   R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).   Atos, editais, comunicados e demais informações.  23/12/2024    EDITAL PPG-FAU/UnB Nº 09/2024.    23/12/2024  Anexo I - EDITAL PPG-FAU Nº 09/2024.  22/01/2025    Retificação - EDITAL PPG-FAU/UnB Nº 09/2024  

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          1.1. O PPG-FAU/UnB torna público o Edital PPG-FAU nº 06/2024, orientado a estimular e viabilizar a execução de produção científica, projetos de pesquisas científicos, tecnológicos e de inovação, de discentes no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB, mediante cota de auxílio financeiro oriundo do PROAP – 2024, e que resultem em produtos bibliográficos: a) artigos em periódicos publicações nível Qualis (2017-2020) A1, A2, A3, A4, B1 ou B2 ou com fator de impacto similar; b) trabalhos completos aceitos para apresentação oral em conferências nacionais ou internacionais realizados em data posterior ao lançamento deste edital. c) livros autorais ou como organizador, capítulos de livros ou coletâneas publicados por editora com conselho científico, após a data de publicação deste edital. 1.2. Este edital objetiva apoiar a perenidade e elevar a produção científica, de projetos de pesquisas científicos, tecnológicos e de inovação do corpo discente do PPG-FAU/UnB. Leia mais (...)    

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    A Tese intitulada “Positive Energy Schools with Cool Materials and Passive Strategies: Scenarios and Perspectives for the Brazilian Context”, de autoria de Camila Machado de Azevedo Correia, orientada por Profa. Dra. Cláudia Naves David Amorim e coorientada por Prof. Dr. Matthaios Santamouris, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB/DF) recebeu Menção Honrosa na Categoria 2 do 1º Prêmio ANTAC de Teses e Dissertações.          

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    PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)      - EDITAL 26/2024.   - Edital PPG-FAU 02/2025 para Seleção interna de discentes de doutorado para candidatura ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES - Edital 26/2024.   - Faça sua inscrição aqui.    - Resultado preliminar.    - Resultado final.   Cronograma:   Atividade Prevista Período/Data Responsável Seleção interna (nas IES) dos candidatos. Até dia 30 e janeiro de 2025. Instituição de Ensino Superior Inscrição das candidaturas no sistema da Capes, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória.   Do dia 4 de fevereiro até 4 de março de 2025.   Candidato Homologação dos candidatos inscritos no sistema da Capes.   De 12 de março a 02 de abril de 2025. Pró-Reitoria de Pós- Graduação ou órgão equivalente Publicação da relação das inscrições homologadas. A partir de 8 de abril de 2025. Capes Análise técnica das candidaturas pela Capes. De 9 de abril a 23 de maio de 2025 Capes Interposição de recurso administrativo nos casos de indeferimento na etapa de análise técnica. Em até 10 dias corridos após a comunicação de indeferimento realizada pela CAPES.   Candidato Publicação da relação de aprovados na análise documental após recurso. A partir de 4 de junho de 2025. Capes Início das atividades no exterior. Setembro e Outubro de 2025. Bolsista    

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      XVIII EBRAMEM - ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA 2025 Considerado o mais importante fórum nacional de discussão, atualização e divulgação de informações técnico-científicas voltado para as ciências aplicadas à madeira. O evento está em sua 18º edição e reunirá pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior, interessados em ampliar seus conhecimentos e buscar novos parceiros no setor da construção em madeira. Além do evento científico, o XVIII EBRAMEM terá oficinas práticas, visitas técnicas, feira de exposição e negócios e o Prêmio IBRAMEM de Arquitetura e Design em Madeira. O evento será realizado de 05 a 09 de maio de 2025, em Curitiba-PR, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), na Universidade Federal do Paraná e em escolas parceiras. Para o evento científico, os eixos temáticos são:1. Construções e sistemas construtivos: práticas nacionais e internacionais2. Arquitetura em madeira3. Projetos estruturais e de ligações em madeira (maciça, engenheirada, LWF)4. Industrialização da madeira5. Segurança contra incêndio nas edificações em madeira6. Conservação de edificações históricas em madeira7. Recuperação de estruturas de madeira8. Habitação em madeira9. Normas técnicas para estruturas de madeira10. Sustentabilidade e tópicos especiais Calendário:Inscrição e submissão de trabalhos completos não identificados: prorrogado para até 31/08/2024Aceite de artigos e Notificações de revisão: 01/08/2024 a 30/10/2024Submissão final dos trabalhos completos identificados: 01/11/2024 a 31/01/2025Congresso Científico: 05 a 07/05/2025Oficinas e Visitas Técnicas: 08 e 09/05/2025 ⚠️ Pesquisadores do Rio Grande do Sul terão extensão do prazo para o envio dos artigos completos. Para mais informações, entrem em contato pelo email ebramem18@gmail.com Para o envio dos trabalhos completos, acesse o link abaixo:https://www.even3.com.br/ebramem2025/ 🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS!!!Clique no link abaixo para ver os valores:https://026f77e4-3fa7-44a7-8ab9-98155e7bd1e1.filesusr.com/ugd/0cf0c2_616f0011eca54bab91ad4a3be19fc2ac.pdfClique no link abaixo para se inscrever:https://www.even3.com.br/tickets/get/ebramem2025?even3_orig=get_tickets ⚠️ Lembramos que os(as) associados(as) do IBRAMEM com as anuidades em dia e novos(as) associados(as) usufruem de desconto na inscrição do evento. Para mais informações, acompanhe as atualizações em:site - https://ebramem18.wixsite.com/ebrameminstagram - @ebramem2025email - ebramem18@gmail.com Para saber como apoiar ou patrocinar o evento, acesse o link:https://ebramem18.wixsite.com/ebramem/c%C3%B3pia-evento-cient%C3%ADficohttps://ebramem18.wixsite.com/ebramem/colaboreemail - ebramem18@gmail.com        

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        Edital PPG FAU UnB nº 04/2025 – Bolsas de Demanda Social para Mestrado e Doutorado   A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB) abre inscrições para o processo seletivo de bolsas de demanda social destinadas a estudantes de mestrado (24 meses) e doutorado (48 meses) do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU). As bolsas visam incentivar a dedicação integral aos estudos, priorizando candidatos em condição de vulnerabilidade socioeconômica e pertencentes a grupos afirmativos (indígenas, quilombolas, pessoas negras e com deficiência).   Principais informações: Critérios de prioridade:   Candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, negros ou com deficiência. Participantes de programas de assistência estudantil (PPAES) ou inscritos no CadÚnico. Remanescentes: avaliação por mérito acadêmico (40%) e condição socioeconômica (50%).   Documentação para inscrição (até 09/06/2024):   RG, Currículo Lattes atualizado, comprovantes de produção acadêmica e, se aplicável, documentos de ações afirmativas ou CadÚnico. Formulários online: https://forms.office.com/r/hz9XE64fQJ e https://forms.gle/F3raf6d5kf6vs1CC7   Obrigações dos bolsistas:   Excelência acadêmica (notas ≥ MS), publicação de artigos, participação em eventos e estágio de docência. Apresentação de relatórios anuais de atividades.   Cronograma:   Inscrições: 28/03 a 06/04/2025. Resultado parcial: 14/04/2025. Recurso: 15 a 16/04/2025 por e-mail para: ppg-fau@unb.br Resultado final: 18/04/2025.   Dúvidas?Entre em contato pelo e-mail ppg-fau@unb.br ou acesse o edital completo no site do PPG-FAU/UnB.     Edital PPG-FAU UnB nº 04/2025 - Formação da lista para bolsas de demanda social de mestrado e doutorado Anexo 1 - Critérios e pontuação para solicitação de bolsas para mestrado e doutorado do PPG-FAU/UnB Comunicado 01 - Resultado preliminar para formação da lista para bolsas de dememanda social de mestrado e doutorado Comunicado 02 - Resultado preliminar para formação da lista para bolsas de dememanda social de mestrado e doutorado atualizado     2024   Planilha de bolsistas do PPG-FAU e lista de espera     Período de inscrições: de 29/05/2024 a 09/06/2024. Edital completo aqui.       - Resultado Final (18/06/2024)   - Resultado Preliminar (12/06/2024)   EDITAL PPG FAU UnB nº 02/2024 - FORMAÇÃO DA LISTA PARA BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), no uso de suas atribuições legais e da política de concessão de bolsas deste Programa (Resolução Nº 001/2023), torna público o resultado preliminar do referido edital. Conforme o edital, os requerimentos de reconsideração e de recursos deverão obrigatoriamente ser enviados ao endereço eletrônico ppg-fau@unb.br até 23h59 do dia 13/06/2024. Atenciosamente, Carolina PescatoriCoordenadora do PPG-FAU-UnB

Índice de Artigos


Título I
Disposições gerais

    1. O presente Regulamento estabelece a organização das atividades do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - PPGFAU, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e obedece, no que cabe, às disposições do Regimento Geral da Universidade de Brasília e às normas que regem o ensino de pós-graduação na UnB, em especial, à Resolução CEPE nº 0080/2017.
    2. A orientação didático-científica do PPGFAU cabe ao Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação da FAU – CCPG-FAU.
    3. Considerando que o ensino, e em especial o ensino em nível pós-graduado, tem por fundamentação a produção de conhecimento por meio de pesquisas, compete ao PPG/FAU promover a estruturação e o desenvolvimento das atividades de pesquisa dos professores que atuam no seu âmbito.
    4. Tendo por objetivo o aprimoramento teórico, científico e tecnológico no campo da organização espacial dos assentamentos humanos e a formação de docentes e pesquisadores de alto nível nesta área, o PPGFAU oferece os seguintes cursos de pós-graduação stricto sensu:
      1. Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e
      2. Curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
    5. Tendo por objetivo o aprimoramento profissional em setores específicos no campo da Arquitetura e do Urbanismo, o PPGFAU poderá oferecer periodicamente cursos de pós-graduação lato sensu.

    6. Título II
      Organização do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

    7. A organização do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo é respaldada pelo Colegiado de Cursos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – CCPGFAU, composto por professores doutores credenciados como orientadores junto ao Decanato de Pós-graduação (DPG) e pertencentes ao quadro permanente da Universidade de Brasília.
    8. Compete ao Colegiado dos Cursos do PPGFAU:
      1. propor o credenciamento de orientadores e co-orientadores, nos termos dos artigos 22 e 23 da Resolução CEPE 0080/2017;
      2. contribuir na elaboração, na execução e no acompanhamento da política de pós­graduação da Unidade, com vistas à inserção do Programa, com excelência, nas comunidades nacional e internacional;
      3. propor os planos de aplicação dos recursos colocados à disposição do Programa pela Universidade, de acordo com os níveis de autonomia definidos por regulamentação própria;
      4. aprovar a lista de oferta de disciplinas para cada período letivo;
      5. propor critérios de seleção para ingresso na Pós-graduação, respeitada a regulamentação geral da Universidade;
      6. estabelecer o número de vagas a serem oferecidas a cada seleção;
      7. apreciar propostas e recursos de professores e alunos do programa no âmbito de sua competência.
      8. indicar o Coordenador, Coordenador Substituto e a Comissão de Pós-Graduação do Programa;
      9. estabelecer diretrizes para a utilização dos recursos humanos materiais e financeiros colocados à disposição do Programa e apreciar os relatórios de prestação de contas;
      10. deliberar sobre alterações na relação de disciplinas dos cursos;
      11. deliberar sobre alterações na composição do corpo docente;
      12. deliberar sobre a realização de cursos de pós-graduação lato sensu;
      13. deliberar sobre a realização de convênios com outras instituições de pesquisa e de ensino de pós-graduação;
      14. delegar competências à comissão de Pós-Graduação ou ao coordenador do Programa.
    9. O PPGFAU terá um Coordenador e um Coordenador Substituto, escolhidos entre os professores permanentes, orientadores de doutorado, com mais de dois anos no exercício do magistério na Universidade de Brasília, conforme o disposto no Art. 105 do Regimento Geral da UnB e em conformidade com o regulamento da CAPES para qualificação de docentes permanentes.
      Parágrafo único
      O mandato do Coordenador e do Coordenador Substituto será de dois anos, conforme estabelece o artigo 9.o do Estatuto da Universidade de Brasília, permitida uma recondução.
    10. Compete ao Coordenador:
      1. presidir o Colegiado do Programa de Pós­Graduação;
      2. presidir a Comissão de Pós­Graduação;
      3. representar o Programa perante os órgãos colegiados em que essa representação esteja prevista;
      4. ser responsável pela gestão do Programa perante a Unidade Acadêmica, o Decanato de Pós­Graduação, os Colegiados definidos nos artigos 10 a 12 da Resolução CEPE 0080/2017 e as agências de fomento;
      5. apreciar propostas e recursos de professores e alunos do Programa no âmbito de sua competência;
      6. encaminhar à Secretaria de Administração Acadêmica, em qualquer tempo, solicitação de desligamento de alunos, quando qualificadas nas situações descritas no artigo 31 da Resolução CEPE 0080/2017.
      Parágrafo único
      Compete ao Coordenador Substituto colaborar com a gestão do Programa e assumir as funções de coordenação em caso de ausência ou impedimento do Coordenador.
    11. A composição do quadro docente do PPGFAU observará critérios e normas específicas do PPGFAU, da Universidade de Brasília e da CAPES.
    12. São deveres dos professores credenciados como orientadores no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo:
      1. ofertar de forma regular as disciplinas especificadas pelas áreas de concentração e linhas de pesquisa nas quais atua;
      2. orientar os alunos que lhes forem designados como orientandos, acompanhando suas atividades no âmbito do PPGFAU;
      3. desenvolver regularmente produção intelectual, técnica e artística relevante dentro dos critérios estabelecidos pela área de avaliação do PPG;
      4. manter atualizado seu currículo Lattes, no mínimo, a cada 6 (seis) meses e, obrigatoriamente, em fevereiro de cada ano;
      5. entregar de forma tempestiva as informações que lhe forem solicitadas pela Secretaria, Coordenação ou instâncias superiores;
      6. analisar processos, emitir pareceres que lhe forem solicitados;
      7. manter atualizados seus dados de contato, especialmente, número de telefone e email;
      8. acompanhar sua situação de credenciamento.
      Parágrafo único
      Os professores credenciados que não obedecerem ao disposto neste artigo ficarão sujeitos à descredenciamento do programa, nos termos deste regulamento.
    13. O PPGFAU está estruturado nas seguintes áreas de concentração e linhas de pesquisa:
      1. Teoria, História e Crítica
        1. História e Teoria da Arquitetura
        2. História e Teoria da Cidade e do Urbanismo
        3. Patrimônio e Preservação
        4. Estética, Hermenêutica e Semiótica
      2. Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade
        1. Estruturas e Arquitetura
        2. Sustentabilidade, Qualidade e Eficiência do Ambiente Construído
        3. Tecnologia de Produção do Ambiente Construído
      3. Projeto e Planejamento
        1. Projeto e Planejamento Urbano e Regional
        2. Projeto de Arquitetura
    14. A Comissão de Pós-Graduação é presidida pelo Coordenador e constituída por:
      1. um representante de cada área de concentração,
      2. um representante de cada linha de pesquisa,
      3. um representante discente, e
      4. um represenante do corpo técnico-administrativo, nos termos do Estatuto e Regulamento Geral da Universidade.
      § 1.o
      O mandato dos membros da Comissão de Pós-Graduação será de dois anos, podendo ser renovado.
      § 2.o
      Os representantes mencionados nos incisos I e II serão indicados pelo conjunto de professores atuantes de cada área de concentração e de cada linha de pesquisa, respectivamente, dentre os professores credenciados como orientadores pela CPP.
    15. Compete à Comissão de Pós-Graduação:
      1. acompanhar o Programa de Pós-­Graduação no que diz respeito ao desempenho dos alunos e à utilização de bolsas e recursos;
      2. definir e gerenciar a distribuição e a renovação de bolsas de estudo;
      3. ­constituir as Comissões Examinadoras de teses e dissertações;
      4. encaminhar os resultados de defesas de teses e dissertações;
      5. constituir a Comissão de Seleção para admissão de alunos no Programa;
      6. ­ avaliar as solicitações de aproveitamento de estudos, nos termos dos artigos 25 e 32 da Resolução CEPE 0080/2017;
      7. analisar pedidos de trancamento geral de matrícula, solicitação de alteração de prazos de conclusão de curso, bem como designação e mudança de orientador e co-orientador;
      8. apreciar solicitações de defesa direta de tese;
      9. apreciar propostas e recursos de professores e alunos do Programa.
      10. planejar as atividades do Programa e manter atualizadas as informações e documentação exigidas pelas agências de fomento, apoiando na elaboração de seu relatório anual;
      11. assessorar o Colegiado no que diz respeito às questões curriculares de todos os cursos oferecidos;
      12. assessorar o Colegiado na análise e aprovação de propostas de cursos de pós-graduação lato sensu e supervisionar seu desenvolvimento;
      13. assessorar o Colegiado na análise e aprovação de convênios com outras instituições de pesquisa e pós-graduação;
      14. assessorar o Colegiado na elaboração, a cada semestre letivo, da relação de disciplinas dos cursos e na lista de oferta;
      15. assessorar o CCPGFAU nos casos de mudança de Professor Orientador;
      16. executar tarefas delegadas pelo Colegiado dos Cursos do PPGFAU;
      17. delegar tarefas a professores e comissões;
      18. deliberar sobre o recredenciamento de orientadores;
      19. deliberar sobre o credenciamento de co-orientadores.

Título III
Do corpo docente e dos colaboradores

    1. O corpo docente do PPGFAU é composto por 3 (três) categorias de docentes:
      1. docentes permanentes, constituindo o núcleo principal de docentes do programa;
      2. docentes e pesquisadores visitantes;
      3. docentes colaboradores.
    2. Integram a categoria de permanentes os docentes que atendam a todos os seguintes pré-requisitos:
      1. desenvolvimento de atividades de ensino na pós-graduação e/ou graduação;
      2. participação de projetos de pesquisa do PPG;
      3. orientação de alunos de mestrado ou doutorado do PPG, sendo devidamente credenciado como orientador pela instituição;
      4. vínculo funcional-administrativo com a instituição ou, em caráter excepcional, consideradas as especificidades de áreas, instituições e regiões, e se enquadrem em uma das seguintes condições:
        1. quando recebam bolsa de fixação de docentes ou pesquisadores de agências federais ou estaduais de fomento;
        2. quando, na qualidade de professor ou pesquisador aposentado, tenham firmado com a instituição termo de compromisso de participação como docente do PPG;
        3. quando tenham sido cedidos, por acordo formal, para atuar como docente do PPG;
        4. a critério do PPG, quando o docente estiver em afastamento longo para a realização de estágio pós-doutoral, estágio sênior ou atividade relevante em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e não atender ao estabelecido pelos incisos I e II deste artigo, desde que atendidos os demais requisitos fixados.
    3. Em caso de atuação em mais de um programa de pós-graduação, o docente deverá respeitar as determinações do Art. 4º da Portaria Capes nº 81/2016.
    4. A relação de orientandos/orientador deve atender às orientações previstas pelo Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES) e nos Documentos de Área.
    5. Integram a categoria de visitantes os docentes ou pesquisadores com vínculo funcional-administrativo com outras instituições, brasileiras ou não, que sejam liberados, mediante acordo formal, das atividades correspondentes a tal vínculo para colaborarem, por um período contínuo de tempo e em regime de dedicação integral, em projeto de pesquisa e/ou atividades de ensino no programa, permitindo-se que atuem como orientadores e em atividades de extensão.
      Parágrafo único
      A atuação dos docentes ou pesquisadores visitantes no programa deverá ser viabilizada por contrato de trabalho por tempo determinado com a instituição ou por bolsa concedida para esse fim, pela própria instituição ou por agência de fomento.
    6. Integram a categoria de colaboradores os demais membros do corpo docente do programa que não atendam aos requisitos para serem enquadrados como docentes permanentes ou como visitantes, incluídos os bolsistas de pós-doutorado, mas que participem de forma sistemática do desenvolvimento de projetos de pesquisa ou atividades de ensino ou extensão e/ou da orientação de estudantes, independentemente de possuírem ou não vínculo com a instituição.
      § 1.o
      O desempenho de atividades esporádicas como conferencista, membro de banca de exame ou coautor de trabalhos não caracteriza um profissional como integrante do corpo docente do programa, não podendo o mesmo ser enquadrado como docente colaborador.
      § 2.o
      O número máximo de colaboradores atuando simultaneamente no PPGFAU respeitará limites e parâmetros de referência adotados pela área de avaliação da CAPES.
    7. O PPGFAU poderá admitir candidatos para estágio pós-doutoral, com ou sem percepção de bolsa, cujo regulamento será editado pelo CCPGFAU.
      Parágrafo único
      Candidatos a estágio pós-doutoral que tenham bolsa aprovada por agência de fomento terão seu credenciamento como pesquisador colaborador no PPGFAU automaticamente aprovado, para efeitos do Art. 6.0 da Resolução CEPE 171/2006, pelo período de vigência da bolsa.
    8. O CCPGFAU editará regulamento com critérios para categorização, credenciamento, recredenciamento, descredenciamento de docentes no âmbito do PPGFAU.

Título III
Da seleção aos cursos de mestrado e doutorado

    1. O ingresso nos Cursos de Mestrado e de Doutorado será por seleção pública de candidatos, regulado por Edital e homologada pelo CCPGFAU e pelas instâncias competentes da Universidade de Brasília, observados a Resolução CEPE 0080/2017, seus Estatuto e Regimento Geral e demais normas pertinentes.
      § 1.o
      Poderão se inscrever para seleção os graduados em curso superior, de acordo com as condições do Edital.
      § 2.o
      O Edital de Seleção versará sobre número de vagas e sua respectiva distribuição entre áreas, linhas de pesquisa e orientadores, documentação necessária, forma de avaliação, critérios de seleção, prazos, recursos, condições para admissão, prerrogativa de não preenchimento de vagas, taxas de inscrição e outras despesas cabíveis, dentre outros aspectos relevantes.
      § 3.o
      A Comissão de Pós-Graduação designará a Comissão de Seleção, sendo esta responsável pela coordenação, gestão e execução do processo seletivo.
    2. As decisões da Comissão de Seleção serão submetidas ao Colegiado dos Cursos do PPGFAU e instâncias competentes da Universidade de Brasília para homologação.
      Parágrafo Único
      Somente caberá recurso às decisões da Comissão de Seleção junto ao CCPGFAU e instâncias superiores nos casos previstos no Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília e na Resolução CEPE 0080/2017.

Título IV
Dos alunos especiais

    1. São alunos especiais de disciplinas dos cursos de Mestrado e de Doutorado aqueles que nelas tenham ingressado sem cumprir as exigências estabelecidas no Art. 23 do presente regulamento e que demonstrem capacidade para cursá-las.
      § 1.o
      A matrícula do aluno especial somente poderá ser efetivada mediante a disponibilidade de vagas e consentimento do professor responsável pela turma.
      § 2.o
      A matrícula como aluno especial não cria qualquer vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
    2. Os créditos cursados pelo aluno especial poderão ser aproveitados, no caso de sua admissão por seleção como aluno regular dos Cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGFAU, a critério da Comissão de Pós-Graduação, mediante avaliação do desempenho alcançado e concordância expressa do orientador.

Título IV
Do curso de mestrado

    1. O Curso de Mestrado abrange 26 (vinte e seis) créditos em disciplinas.
      § 1.o
      As Disciplinas Obrigatórias do Curso de Mestrado são: Seminário em Arquitetura e Urbanismo (4 créditos) e Trabalho Programado 1 (2 créditos).
      § 2.o
      As Disciplinas Optativas do Curso de Mestrado são as disciplinas aprovadas pela Câmara de Pós-Graduação – CPP e registradas no SIPOS.
      § 3.o
      Todas as disciplinas dos demais cursos de pós-graduação stricto sensu da UnB constituem o Domínio Conexo.
    2. Para cumprir as exigências curriculares mínimas do Mestrado, o aluno regular deve:
      1. cursar com aprovação as Disciplinas Obrigatórias, em um total de 6 (seis) créditos;
      2. cursar com aprovação Disciplinas Optativas, em um mínimo de 20 (vinte) créditos, dos quais até 8 (oito) créditos podem ser em Disciplinas do Domínio Conexo;
      3. elaborar, no âmbito da disciplina Trabalho Programado 1, um artigo em formato adequado para publicação;
      4. ter, no momento da marcação da defesa de dissertação, ao menos 1 (um) trabalho publicado ou aceito para publicação, relacionado ao tema de pesquisa, em anais de congresso, periódicos científicos indexados ou como livro ou capítulo de livro, após ingresso no curso e, preferencialmente, em coautoria com o orientador;
      5. ter seu Projeto de Dissertação aprovado por banca examinadora composta por 3 (três) membros com título de doutor, ou equivalente;
      6. ter sua Dissertação, versando sobre tema pertinente ao Curso, aprovada por banca examinadora, nos termos da Resolução CEPE 0080/2017;
      7. ter o currículo Lattes atualizado na data de entrega da versão final da Dissertação.
    3. A defesa de Projeto de Dissertação deverá ocorrer no prazo de até 15 (quinze) meses a partir do ingresso do aluno, sob pena de desligamento do curso.
      § 1.o
      A marcação da banca de defesa de projeto de dissertação deverá ser feita com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos da data da defesa, devidamente solicitada pelo orientador à Secretaria do PPG/FAU.
      § 2.o
      No caso de reprovação do Projeto de Dissertação, o aluno terá o direito de defender um segundo e último Projeto, no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias corridos a contar da data da reprovação.
    4. O Curso de Mestrado deve ser concluído em prazo não inferior a 12 (doze) nem superior a 24 ( vinte e quatro) meses, incluída a apresentação da Dissertação, contados a partir da data de ingresso no curso.
      Parágrafo único
      Excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas, de evidente aderência aos interesses do PPGFAU e aos critérios de avaliação descritos nos documentos de área da CAPES, e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser estendidos ou reduzidos por um período de até 6 (seis) meses.
    5. Em acordo com o Art. 17 da Resolução CEPE 080/2017, o PPGFAU poderá admitir alunos dos cursos de Mestrado no curso de Doutorado.
      Parágrafo único
      O Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação editará norma específica disciplinando o processo de solicitação e critérios de admissibilidade, além dos previstos no Art. 17 da Resolução CEPE 080/2017.

Título V
Do curso de doutorado

    1. O Curso de Doutorado compreende um número de 38 (trinta e oito) créditos em disciplinas.
      § 1.o
      As Disciplinas Obrigatórias do Curso de Doutorado são: Seminário em Arquitetura e Urbanismo (4 créditos); Trabalho Programado 1 (2 créditos); Trabalho Programado 2 (2 créditos); e Trabalho Programado 3 (2 créditos);
      § 2.o
      As disciplinas Seminário em Arquitetura e Urbanismo e Trabalho Programado 1 não poderão ter créditos aproveitados quando realizadas no curso de mestrado.
      § 3.o
      As Disciplinas Optativas do Curso de Doutorado são as disciplinas aprovadas pela Câmara de Pós-Graduação – CEPE e registradas no SIPOS.
      § 4.o
      Todas as disciplinas dos demais cursos de pós-graduação stricto sensu da UnB constituem o Domínio Conexo.
    2. Para cumprir as exigências curriculares mínimas do Doutorado, o aluno regular deve:
      1. cursar com aprovação as Disciplinas Obrigatórias, em um mínimo de 10 (dez) créditos;
      2. cursar com aprovação Disciplinas Optativas, em um mínimo de 28 (vinte e oito) créditos, dos quais até 8 (oito) créditos podem ser em Disciplinas do Domínio Conexo;
      3. no momento da marcação da banca de defesa de Tese, ter 2 (dois) trabalhos publicados em periódicos científicos indexados ou como livro ou capítulo de livro, sendo ao menos 1 (um) deles publicado ou aceito para publicação, no mínimo, em estrato B2, quando periódico, ou L2, quanto livro ou capítulo de livro, após o ingresso no curso e, preferencialmente, em coautoria com o orientador;
      4. após a conclusão de todos os créditos de disciplinas, ser aprovado por banca examinadora de Exame de Qualificação composta por 3 (três) doutores, quando serão avaliados o Projeto de Tese de Doutorado e outros requisitos definidos como capazes de revelar a capacidade do aluno para elaborar a Tese;
      5. ter sua Tese de Doutorado, versando sobre tema pertinente ao Curso, aprovada por banca examinadora, nos termos dos Artigos 41, 42 e 43 do presente Regulamento.
    3. O Exame de Qualificação deverá ocorrer no prazo de até 30 meses a partir do ingresso do aluno, sob pena de desligamento do curso.
      § 1.o
      A marcação da banca do Exame de Qualificação deverá ser feita com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos da data da realização, devidamente solicitada pelo orientador à Secretaria do PPG/FAU.
      § 2.o
      Excepcionalmente, exclusivamente por interesse do PPGFAU e devidamente justificado por parecer de mérito elaborado por docente permanente do Programa credenciado para orientação de Doutorado e aprovado pelo CCPG-FAU, poderá ser admitida a realização do Exame de Qualificação até 36 (trinta e seis) meses a partir do ingresso do aluno.
      No caso de reprovação no Exame de Qualificação, o aluno terá o direito de se submeter a um segundo e último Exame, a ser realizado em até 90 (noventa) dias corridos após a realização do primeiro exame.
    4. O Curso de Doutorado deve ser concluído em prazo não inferior a 24 (vinte e quatro) e não superior a 48 (quarenta e oito) meses, incluída a apresentação da Tese.
      Parágrafo Único
      Excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas, de evidente aderência aos interesses do PPGFAU e aos critérios de avaliação descritos nos documentos de área da CAPES, e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser estendidos ou reduzidos por um período inferior a 12 (doze) meses.

Título VI
Das disciplinas

    1. As Disciplinas Obrigatórias dos Cursos de Mestrado e de Doutorado visam a proporcionar conhecimentos específicos no campo da Arquitetura e do Urbanismo, veiculando prioritariamente os conhecimentos produzidos pelas linhas de pesquisa.
    2. As Disciplinas Optativas dos Cursos de Mestrado e de Doutorado têm por objetivo proporcionar conhecimentos específicos no campo da Arquitetura e do Urbanismo.
    3. As Disciplinas do Domínio Conexo permitem oferecer conhecimentos complementares, teóricos e metodológicos, de outros campos de conhecimento.
    4. Todas as disciplinas do PPGFAU devem ter plano de curso que especifique seus objetivos, conteúdos, bibliografia e critérios de avaliação, aprovado pelo Colegiado.
    5. A matrícula do aluno regular em disciplina será efetuada com o conhecimento do seu Professor Orientador, que emitirá parecer sobre o pedido.

Título VII
Da orientação dos alunos

    1. Cada aluno regular terá um Professor Orientador alocado quando do resultado do processo seletivo.
      § 1.o
      Ao longo do período de seu curso, é facultado ao aluno, através de solicitação devidamente fundamentada, solicitar uma única mudança de Orientador à Coordenação do PPG, que encaminhará a solicitação à deliberação da Comissão de Pós-Graduação.
      § 2.o
      É facultado ao Professor Orientador solicitar dispensa de orientação à Coordenação do PPG, que encaminhará a solicitação à deliberação da Comissão de Pós-Graduação.
    2. O Professor Orientador dirigirá o programa de estudos do orientando, cabendo a ele a aprovação a cada semestre da matrícula nas disciplinas do Curso.
    3. O Professor Orientador deve ter o título de Doutor ou ter reconhecido o Notório Saber pela Universidade de Brasília e ser credenciado pelo Decanato de Pós-graduação (DPG), em conformidade com as normas gerais da Universidade de Brasília, e as vigentes para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do PPGFAU.

Título VIII
Do aproveitamento de créditos

    1. As disciplinas cursadas com aprovação em cursos de pós-graduação stricto sensu em instituições nacionais ou estrangeiras, antes da admissão no atual curso, poderão ter seus créditos aproveitados até um máximo de 70% dos créditos em disciplinas exigidos para os Cursos de Mestrado e de Doutorado, sendo exigido parecer favorável do Orientador.
      § 1.o
      O aproveitamento de disciplinas cursadas no país ou no exterior pode ocorrer, mediante solicitação à Comissão de Pós-Graduação, de duas formas: (i) mediante análise da equivalência com disciplinas do curso em que o aluno está registrado, sendo concedido crédito na disciplina equivalente da Universidade de Brasília; (ii) por meio da atribuição do nome da disciplina, conforme cursada ou por uma designação genérica, mesmo sem a verificação de equivalência.
      § 2.o
      O aproveitamento de estudos dependerá sempre da aprovação da Comissão de Pós-Graduação; nos casos em que as disciplinas tenham sido cursadas há mais de dez anos, deve ser apresentado um parecer circunstanciado do orientador no qual fique clara a contínua relevância e atualidade dos conteúdos anteriormente estudados.

Título IX
Da avaliação do desempenho acadêmico dos alunos

    1. A avaliação do desempenho acadêmico obedecerá às disposições do Regimento Geral da UnB e às normas que regulam o ensino de pós-graduação na UnB, bem como aos critérios de avaliação estabelecidos no plano de ensino de cada disciplina.
    2. O trancamento geral de matrícula só poderá ocorrer exclusivamente nos casos previstos no regulamento da Universidade de Brasília.
    3. O aluno será desligado do Mestrado ou Doutorado na ocorrência de uma das seguintes situações:
      1. após duas reprovações em disciplinas do curso;
      2. após duas reprovações no exame de qualificação;
      3. se, findo o período de trancamento previsto no regulamento da Universidade de Brasília, não reativar a matrícula;
      4. se não efetivar matrícula a cada semestre;
      5. se for reprovado na defesa de tese ou dissertação;
      6. não cumprir os prazos previstos no artigo 29, para o curso de mestrado, e artigo 34, para o curso de doutorado, deste regulamento;
      7. se ultrapassar os prazos de permanência no curso, previstos neste regulamento e na Resolução CEPE 0080/2017, ou norma que venha à substituí-la;
      8. por conduta ética inadequada, nos termos do Estatuto e Regulamento Geral da Universidade de Brasília e demais normas vigentes.
      Parágrafo único
      Exceto para aqueles desligados com base no inciso VIII deste artigo, na eventualidade de o aluno desejar retornar ao curso após o desligamento deverá ser novamente aprovado na seleção, podendo, então, solicitar o reaproveitamento dos créditos obtidos em disciplinas cursadas, a critério da Comissão de Pós-Graduação e aprovação do CCPG-FAU.

Título X
Da obtenção do título de mestre

    1. Para obter o diploma de Mestre, o aluno, em cumprimento das exigências do Artigo 28 do presente Regulamento, deve ter sua Dissertação de Mestrado defendida em sessão pública e aprovada por uma banca examinadora.
      § 1.o
      O Mestrando deverá entregar à Secretaria de Pós-Graduação arquivo digital da Dissertação, até 30 (trinta) dias corridos antes da data fixada para seu exame.
      § 2.o
      A sessão pública de defesa da Dissertação deverá ser anunciada pelo PPGFAU com antecedência mínima de 7 (sete) dias corridos e realizada durante período letivo regular da UnB.
    2. A Comissão Examinadora será presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e composta por dois outros membros titulares, sendo pelo menos um deles não vinculado ao Programa, e por um suplente, e será aprovada pela Comissão do Programa de PósGraduação, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado, definidos pelo Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação, conforme o artigo 11, inciso VI, da Resolução CEPE 0080/2017.
      § 1.o
      Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação.
      § 2.o
      Na impossibilidade da participação do orientador, esse deverá ser substituído na defesa por outro professor credenciado ao Programa, mediante indicação da Comissão de Pós-graduação do Programa.
    3. A banca examinadora atribuirá à Dissertação uma das seguintes menções: aprovação, aprovação com revisão de forma, reformulação ou reprovação.
      § 1.o
      As decisões da banca examinadora serão tomadas por unanimidade, delas cabendo recurso à CPP somente por vício de forma.
      § 2.o
      No caso de a banca examinadora exigir revisão de forma, a homologação ficará condicionada à apresentação definitiva do trabalho no prazo máximo de 30 (trinta) dias.
      § 3.o
      No caso de a banca examinadora exigir reformulação, o aluno ficará obrigado a apresentar e defender, diante da mesma banca, uma segunda versão do trabalho apresentada no prazo estabelecido, que não poderá ser superior a 3 (três) meses.
      § 4.o
      A não aprovação do trabalho reformulado, assim como a não entrega da reformulação no prazo estipulado, implicará o desligamento do aluno do Curso.
    4. Uma vez aprovada a Dissertação, a ata da banca examinadora deverá ser homologada pela CCPG-FAU e a Secretaria do PPGFAU deverá encaminhar os documentos exigidos ao DPG, nos termos previstos na Resolução CEPE nº 0080/2017, e 1 (um) exemplar para o Cediarte (Centro de Documentação Edgard Graeff).

Título XI
Da obtenção do título de doutor

    1. Para obter o diploma de Doutor, o aluno, em cumprimento das exigências do Artigo 33 do presente Regulamento, deve ter sua Tese de Doutorado defendida em sessão pública e aprovada por uma banca examinadora.
      § 1.o
      O Doutorando deverá entregar na Secretarica do PPGFAU arquivo digital da Tese, até 30 (trinta) dias corridos antes da data fixada para seu exame.
      § 2.o
      O Doutorando deverá providenciar a reprodução e envio de cópias impressas caso seja solicitado por quaisquer membros da banca, no prazo estipulado no Parágrafo Primeiro deste artigo.
      § 3.o
      A sessão pública de defesa da Tese deverá ser anunciada com antecedência mínima de 7 (sete) dias corridos e, preferencialmente, realizada durante período letivo regular da UnB.
    2. A Comissão Examinadora será presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e composta por três outros membros titulares e um suplente.
      § 1.o
      Os membros referidos no caput deverão ser possuidores de título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese.
      § 2.o
      Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado ao Programa, e os demais, externos, sendo pelo menos um deles não vinculado à Universidade de Brasília.
      § 3.o
      A Comissão Examinadora será aprovada pela Comissão de Pós-Graduação, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado, definidos pelo Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação, conforme o artigo 11, inciso VI, da Resolução CEPE 0080/2017.
      § 4.o
      Na impossibilidade da participação do orientador, esse deverá ser substituído na defesa por outro professor credenciado ao Programa, mediante indicação da Coordenação do Programa.
    3. A banca examinadora atribuirá à Tese uma das seguintes menções: aprovação, aprovação com revisão de forma, reformulação ou reprovação.
      § 1.o
      As decisões da banca examinadora serão tomadas por maioria simples de votos, cabendo recurso à CPG somente por vício de forma.
      § 2.o
      No caso de a banca examinadora exigir revisão de forma, a homologação ficará condicionada à apresentação definitiva do trabalho no prazo de 30 (trinta) dias.
      § 3.o
      No caso de a banca examinadora exigir reformulação, o aluno ficará obrigado a apresentar e defender, diante da mesma banca, uma segunda versão do trabalho apresentada no prazo estabelecido, que não poderá ser superior a 6 (seis) meses.
      § 4.o
      A não aprovação do trabalho reformulado, assim como a não entrega da reformulação no prazo estipulado, implicará o desligamento do aluno do Curso.

Título XII
Doutorado por Defesa Direta de Tese

    1. O PPGFAU poderá, em conformidade com os Arts. 42 a 45 da Resolução CEPE 080/2017, em caráter excepcional, admitir Defesa Direta de Tese de candidatos que apresentem alta qualificação artística, literária, científica ou técnica, para o que o candidato deverá apresentar tese finalizada em tema diretamente relacionado a uma das áreas de concentração do Programa.
      Parágrafo único
      O CCPG-FAU editará regulamentação específica para os procedimentos relativos aos artigos 42 a 45 da resolução CEPE 080/2017, versando sobre o processo e critérios para avaliação da qualificação do perfil dos candidatos.

Título XIII
Dos certificados e diplomas

    1. Ao aluno que concluir o Curso de Mestrado, com a observância de todas as exigências contidas no presente Regulamento e demais normas complementares, será conferido o título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
    2. Ao aluno que concluir o Curso de Doutorado, com a observância de todas as exigências contidas no presente Regulamento e demais normas complementares, será conferido o título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo.

Título XIV
Das disposições finais e transitórias

  1. O presente Regulamento entra em vigor na data da sua aprovação pela CPP.
  2. Ficam vinculados a este regulamento os alunos ingressantes no PPGFAU a partir da data de aprovação desta norma pela CPP.
  3. Os alunos ingressantes no PPGFAU em data anterior à vigência deste regulamento poderão aderir, através de manifestação expressa, aos termos deste regulamento.
  4. Ficam Revogados todos os Regulamentos da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo anteriores a este Regulamento.
  5. Os casos omissos serão apreciados pela CCPG-FAU, e submetidos à CPP.